A CIRCULAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS NO TELETANDEM

BREVE ANÁLISE E CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL

Autores/as

  • Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Assis https://orcid.org/0000-0001-6115-3367
  • Fernanda Oliveira Programa de Pós-graduação em Letras da Faculdade de Ciências e Letras - Assis Centro Internacional de Idiomas (CII) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e no programa de Internacionalização Paraná Fala Espanhol (PFE-UENP). https://orcid.org/0000-0002-5507-7959
  • Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis https://orcid.org/0000-0002-9850-1393

DOI:

https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6578

Palabras clave:

Leitura literária, Telecolaboração, Ensino/aprendizagem de espanhol, Formação de professores

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões de uma pesquisa que buscou integrar literatura a um contexto telecolaborativo de ensino/aprendizagem de línguas, com o intuito de observar de que maneira a leitura e o compartilhamento de textos literários podem contribuir para o processo de ensino/aprendizagem de espanhol/LE, bem como para a formação inicial de professores de língua espanhola e suas literaturas. Metodologicamente, a investigação é fundamentada na pesquisa qualitativa de caráter interpretativista, com foco na perspectiva dos participantes. Os dados são oriundos de transcrições de interações telecolaborativas e questionário realizado pelo Google formulários, a partir de uma experiência de teletandem integrado a uma disciplina de Língua Espanhola de um curso de graduação em Letras (universidade brasileira), em parceria com uma universidade mexicana. A análise se baseia no conceito de educação literária, conforme definido por Leahy-Dios (2004). Os resultados indicam que a circulação de textos literários em interações telecolaborativas pode contribuir significativamente para a formação inicial de professores da área de Letras, uma vez que as leituras e discussões sobre os textos em situação de uso real da língua favorecem o desenvolvimento de uma competência linguística e intercultural bem como a sensibilização para o trabalho estético com a palavra.

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Citas

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Publicado

2025-11-18

Cómo citar

CARVALHO, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de; OLIVEIRA, Fernanda; RAMOS, Karin Adriane Henschel Pobbe. A CIRCULAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS NO TELETANDEM: BREVE ANÁLISE E CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 25, n. 2, p. 99–115, 2025. DOI: 10.35572/rle.v25i2.6578. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6578. Acesso em: 5 dic. 2025.

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