EMOÇÕES E TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DA DESINFORMAÇÃO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6543Palavras-chave:
Formação inicial, Pós-pandemia., Emoção., Desinformação., Tecnologias digitais.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as implicações do uso de tecnologias digitais na formação inicial de professores de língua inglesa, em um contexto marcado pela desinformação. O estudo ancora-se no conceito de desinformação (Wardle; Derakhshan, 2019), articulado aos pressupostos da Biologia do Conhecer (Maturana, 2002; Aragão, 2007, 2023) e a modelos reflexivos de formação docente em línguas (Aragão, 2022, 2023). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na Pesquisa Narrativa, com análise de conteúdo (Aragão, 2007). Os dados foram gerados por meio de protocolos de narrativa multimodal, tecnobiografia, diário oral reflexivo e autoavaliação. Os resultados revelam que as emoções do professor em formação como medo, apreensão e nervosismo estão diretamente relacionadas à falta de preparo para lidar com as tecnologias digitais e aos desafios impostos pela desinformação. A aplicação dos protocolos sistêmicos de narrativas permitiu ao professor vivenciar, de forma inédita, processos de reflexão sobre sua identidade docente e o uso crítico das tecnologias digitais em sua prática. O estudo destaca a urgência de políticas públicas que integrem as tecnologias digitais à formação docente, bem como a importância de abordagens reflexivo críticas emocionais para preparar professores para lidar com os desafios da docência contemporânea.
Downloads
Referências
ALENCAR, A. P. de. Competência crítica em informação e prática docente: uma análise sobre a relação do professor com a desinformação. 154 p. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense, Niteroi, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756281. Acesso em:14 set. 2023.
ARAGÃO, R. C. São as histórias que nos dizem mais: emoção, reflexão e ação na sala de aula. 2007. 287 f. Tese (Doutorado em linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
ARAGÃO, R. Linguajar e emocionar os tempos de crise na formação de professores de línguas. In: SILVA, Walkyria Magno e; Silva, Wagner Rodrigues; Campos, Diego Muñoz (orgs). Desafios da formação de professores na linguística aplicada. Campinas: Pontes Editores 2019.
ARAGÃO, R. C. Pandemia, ambientes digitais e emoções na formação inicial de professores. Revista Linguagem & Ensino, v. 25, n. especial, p. 156-178, 2022.
ARAGÃO, R. Emoção, Linguagem, Reflexão e Ação. In: COLOMBO GOMES, G. S.; BARCELOS, A. M. F. (Orgs). Emoções e Ensino de Línguas. Curitiba: Editora CRV, 2023. p. 23-44.
ARAGÃO, R. C.; GUANAES, L. Emoções de uma professora de línguas na pandemia. Revista Tabuleiro de Letras, Salvador, n. 77, p. 176–189, jan./jun. 2024.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007 2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 10 out. 2023.
BARCELOS, A. M. F.; ARAGÃO, R. C. Emotions in Language Teaching: A Review of Studies on Teacher Emotions in Brazil. Chinese Journal of Applied Linguistics, v. 41, n. 4, p. 506–531, 2018.
BORELLI, Julma Dalva Vilarinho Pereira. O estágio e o desafio decolonial: (des)construindo sentidos sobre a formação de professores/as de inglês. 2018. 222 p. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/c915b465-a492-43c5-8696-d0b8166aee07. Acesso em: 10 fev. 2024.
CLANDININ, J.; CONNELLY, M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2015.
DEUS, D. Entre o Passado e o Presente: Contribuições Para Compreensão da Desinformação na Contemporaneidade a Partir de uma Perspectiva Historicizante. Revista Comunicando, [S. l.], v. 12, n. 2, p. e023018, 2023. DOI: 10.58050/comunicando.v12i2.359. Disponível em: https://revistacomunicando.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/359. Acesso em: 9 abr. 2024
FERREIRA, K. C. Desgaste emocional de professoras de língua inglesa do Extremo Sul da Bahia no contexto da pandemia. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2023. Disponível em: https://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/202110172D.pdf. Acesso em:14 fev. 2024.
GOMES, F. S. Formação de leitores em tempos de desinformação: a curadoria digital implicada no processo de leitura como prática responsiva e responsável. 2022. 311 f. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022. Disponível em: https://bib.pucminas.br/teses/Letras_FernandaSantanaGomes_29698_Textocompleto.pdf. Acesso em: 02 ago. 2023.
GONÇALVES, L. A. C. ; VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa ; TAVARES, K. C, Do A. Cultura digital e educação: novas possibilidades, novos desafios para a formação docente. (Con)Textos Linguísticos, v. 18, p. 418-433, 2024. . Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/43914. Acesso em: 01 mai 2025.
GUANAES, L. L. Emoções de professores ao ensinar em ambientes digitais na pandemia. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2022. Disponível em: https://www.uesc.br/ppgl/index.php?item=conteudo_dissertacoes-e-teses.php.Acesso em: 03 ago. 2023.
MATURANA. H. Emoções e Linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
NICOLAIDES, C. S.; DE CARVALHO BRAGA, J..; QUARTAROLO VARGAS, B. O uso de um instrumento de autorreflexão em um contexto de formação inicial de professores de línguas com vistas ao desenvolvimento do letramento crítico e à transformação social – a autonomia sociocultural, as tecnologias e suas inter-relações. Calidoscópio, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 494–508, 2022. DOI: 10.4013/cld.2021.194.05. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/23693. Acesso em: 20 jun. 2024.
PAIVA, V. L. M. Narrativas multimídia de aprendizagem de língua inglesa. Revista Signos, v. 43, 2010. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0718-09342010000300011&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 01 nov. 2023.
RECUERO, R. A Rede da Desinformação: Sistemas, estruturas e dinâmicas nas plataformas de mídias sociais. Porto Alegre: Sulina, 2024. v. 01. 216p.
REZENDE, T. “Somos a resistência”: emoções de professoras/es (de inglês) de escolas públicas. 2020. 253 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/items/c5312c32-f119-4d2f-aa4a-ea632a1f77f1. Acesso em: 23 out. 2023.
SILVA, J. do C. da; SEBA, A. L. D. V. Navegando pelas pesquisas tecnobiográficas no Brasil: uma revisão integrativa da literatura. RELVA, Juara/MT/Brasil, v. 10, n. 1, e102301, jan./dez. 202323. Disponível em: https://www.veramenezes.com/tecno.html. Acesso em: 01 ago. 2023.
SOUZA, N. E. S. EMOÇÕES ENTRE O SER-ALUNO E O SER-PROFESSOR: transformações entre o aprender e o ensinar inglês. 2017, p.128. Dissertação (Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2017. Disponível em: https://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510116D.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC). Projeto Pedagógico dos Cursos de Letras: Licenciaturas em Língua Portuguesa e suas Literaturas e em Língua Espanhola e suas Literaturas; Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas e em Língua Inglesa e suas Literaturas. Ilhéus: UESC, 2022.
Wardle, C.; Derakhshan, H. Reflexão sobre a “desordem da informação”: formatos da informação incorreta, desinformação e má-informação. UNESCO. Jornalismo, fake news & desinformação: manual para educação e treinamento em jornalismo Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000368647. Acesso em: 1 Agosto 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Leia Escola

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.