QUADRO EM MOVIMENTO:

O GÊNERO DISCURSIVO DIGITAL WHITEBOARD ANIMATION E SUAS POTENCIALIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6541

Palabras clave:

Ensino-Aprendizagem, Multimodalidade, Gênero Whiteboard Animation

Resumen

Considerando as transformações tecnológicas e sua influência nos processos de ensino-aprendizagem, destacamos a importância da integração de recursos multimodais na educação contemporânea. Nesse sentido, o presente artigo investiga as potencialidades do gênero whiteboard animation como recurso pedagógico na Educação Básica. Mais especificamente, com base nas concepções de letramento digital e de hipertextualização de enunciados, discutimos como o whiteboard animation, caracterizado pela combinação de elementos verbo-visuais dinâmicos, pode contribuir para o processo de mediação pedagógica. Para isso, fundamentamos nossa análise nos estudos de Bakhtin (2016), Rojo (2013), Ribeiro (2009), Xavier (2009) e Koch (2007). Assim, a partir de uma abordagem mista, que combina métodos quantitativos e qualitativos de análise de dados (coletados via questionário), este estudo busca contribuir para a ampliação de práticas pedagógicas inovadoras que valorizam o uso de gêneros discursivos digitais como estratégias de ensino, promovendo uma aprendizagem mais interativa e significativa. Os dados nos revelaram que, apesar do desconhecimento dos participantes sobre o gênero, ele apresenta grande potencial didático-pedagógico. Sua estrutura multimodal facilita a compreensão de narrativas complexas, permitindo a abordagem de temas sensíveis com maior acessibilidade. Ademais, sua presença em plataformas digitais possibilita uma abordagem pedagógica envolvente, aproximando os discentes dos conteúdos de forma natural e interativa.

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Biografía del autor/a

Filipe Guerra, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, tendo sido bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em "Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizagem" e em "Docência e Prática de Ensino em Português" pelo Centro Universitário União das Américas (UNIAMÉRICA). Graduado no curso de Licenciatura em Letras Vernáculas (Português e Respectivas Literaturas) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Graduando em Direito pela mesma instituição. É professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA). Foi professor de Língua Portuguesa pela Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista (SMED). Desenvolve pesquisa nas áreas de Linguística de Texto e de Análise do Discurso, sendo membro e tendo sido bolsista de iniciação científica (IC - CNPq) do Grupo de Pesquisa em Estudos da Linguagem (GPEL/UESB) e do Círculo do Texto em Diálogo (UESB). Dedica-se, principalmente, aos seguintes temas: negacionismo digital, ativismo on-line, redes sociais virtuais, gêneros discursivos digitais, hipertexto e letramento digital. Tem experiência, também, em Linguística Aplicada, investigando a produção textual no ensino básico.

Márcia Helena Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

doutora e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (DELL), campus de Vitória da Conquista, onde atua na graduação em Letras (Modernas e Vernáculas) e no quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin/UESB). É pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Estudos da Linguagem (GPEL/UESB), Grupo O Círculo de Bakhtin em diálogo (UEPB) e Grupo de Estudos Bakhtinianos (GEB/Unesp Assis). É membro do GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL. No campo teórico, desenvolve pesquisas sobre processo de construção de textos, gênese de textos, relação entre estilo individual e estilo de gênero, gêneros digitais, crítica genética, autoria e ensino de texto. Tem interesse por pesquisas nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase na subárea de Linguística de Texto, além dos seguintes assuntos: gêneros discursivos (incluindo os digitais), autoria, estilo, ensino-aprendizagem, etc. Também atua como Coordenadora da banca de correção do Projeto Lápis na Mão, iniciativa da TV Sudoeste, Bahia, afiliada da Rede Globo.

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Publicado

2025-11-18

Cómo citar

GONÇALVES DE SOUZA NETO, Fernando; GUERRA, Filipe; PEREIRA, Márcia Helena. QUADRO EM MOVIMENTO:: O GÊNERO DISCURSIVO DIGITAL WHITEBOARD ANIMATION E SUAS POTENCIALIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 25, n. 2, p. 183–200, 2025. DOI: 10.35572/rle.v25i2.6541. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6541. Acesso em: 5 dic. 2025.

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