QUADRO EM MOVIMENTO:
O GÊNERO DISCURSIVO DIGITAL WHITEBOARD ANIMATION E SUAS POTENCIALIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6541Keywords:
Ensino-Aprendizagem, Multimodalidade, Gênero Whiteboard AnimationAbstract
Considerando as transformações tecnológicas e sua influência nos processos de ensino-aprendizagem, destacamos a importância da integração de recursos multimodais na educação contemporânea. Nesse sentido, o presente artigo investiga as potencialidades do gênero whiteboard animation como recurso pedagógico na Educação Básica. Mais especificamente, com base nas concepções de letramento digital e de hipertextualização de enunciados, discutimos como o whiteboard animation, caracterizado pela combinação de elementos verbo-visuais dinâmicos, pode contribuir para o processo de mediação pedagógica. Para isso, fundamentamos nossa análise nos estudos de Bakhtin (2016), Rojo (2013), Ribeiro (2009), Xavier (2009) e Koch (2007). Assim, a partir de uma abordagem mista, que combina métodos quantitativos e qualitativos de análise de dados (coletados via questionário), este estudo busca contribuir para a ampliação de práticas pedagógicas inovadoras que valorizam o uso de gêneros discursivos digitais como estratégias de ensino, promovendo uma aprendizagem mais interativa e significativa. Os dados nos revelaram que, apesar do desconhecimento dos participantes sobre o gênero, ele apresenta grande potencial didático-pedagógico. Sua estrutura multimodal facilita a compreensão de narrativas complexas, permitindo a abordagem de temas sensíveis com maior acessibilidade. Ademais, sua presença em plataformas digitais possibilita uma abordagem pedagógica envolvente, aproximando os discentes dos conteúdos de forma natural e interativa.
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