POR UM ENSINO DE LÍNGUA QUE REFLITA A REALIDADE LINGUÍSTICA BRASILEIRA

Autores/as

  • Ana Maria Lima Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palabras clave:

ENSINO, LÍNGUA, REALIDADE, LINGUÍSTICA BRASILEIRA

Resumen

A metáfora de que “a língua padrão é um peixe ensaboado” circula entre nós, brasileiros, há quase 30 anos! É surpreendente, portanto, que de tempos em tempos precisemos evocá-la novamente, dentre outros propósitos, para lembrar aos professores de português, em consonância com Faraco (2008; 2015), que não existe uma única “norma culta”, mas, antes, um conjunto de variedades que expressam a maneira de falar (e de escrever) dos falantes cultos, ou seja, daqueles falantes que tiveram o privilégio de completar seu percurso de escolarização.

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Citas

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Um modelo para análise sociolinguística do português brasileiro. In: Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005, p. 39-52.

FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: construção e ensino. In: ZILLES, Ana Maria S.; FARACO, Carlos Alberto (Orgs.). Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015, p. 19-30.

FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

Publicado

2021-08-30

Cómo citar

LIMA, Ana Maria. POR UM ENSINO DE LÍNGUA QUE REFLITA A REALIDADE LINGUÍSTICA BRASILEIRA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 2, p. 189–194, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4572. Acesso em: 5 dic. 2025.

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