APLICATIVO ASSISTIVO COMO AUXILIADOR DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS COM TEA

Autores/as

  • Vilma Mussilene de Araújo Candido Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Palabras clave: Tecnologia assistiva. Produção textual. Autismo.

Resumen

Este estudo objetivou a construção de um aplicativo assistivo visando dar auxílio à pessoas com autismo nas suas produções de textos. Amparado no estudo do Multiletramento, na Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky e, também incorporando os requisitos da acessibilidade, esta pesquisa traz uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo do processo de elaboração, testagem e avaliação final do aplicativo. O percurso metodológico se desenvolveu por meio de um levantamento bibliográfico, elaboração e aplicação de questionários, criação do aplicativo proposto e discussão dos dados. A pesquisa revelou que apesar da variedade de recursos disponíveis nas plataformas móveis, são escassos aqueles que se propõem a auxiliar a construção de textos. Quanto à elaboração do aplicativo, intitulado Letramento Interativo para Autistas – LIA, obteve-se diferentes perspectivas a respeito do usodos jogos na educação, além de ter sido possível contribuir no processo de desenvolvimento da habilidade de construção de narrativas.

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Publicado

noviembre 8, 2024

Cómo citar

CANDIDO, V. M. de A. . APLICATIVO ASSISTIVO COMO AUXILIADOR DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS COM TEA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 3, p. 89–102, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3452. Acesso em: 22 nov. 2024.

Sección

Dossiê