LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM CHARGES MEDIADAS PELO WHATSAPP NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Edivânia Helena Nunes Professora da educação básica do município de Ipojuca (PE); Mestra em Letras (PROFLETRAS/UPE, Campus Garanhuns
  • Benedito Gomes Bezerra Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Maria Ladjane dos Santos Pereira Professora da educação básica dos municípios de Arcoverde e Buíque (PE). Doutoranda em Ciências da Linguagem (PPGCL/UNICAP), bolsista PROSUC/CAPES, membro do grupo de pesquisa GETE (UNICAP).
Palabras clave: Produção de sentidos. Leitura. Gênero. WhatsApp.

Resumen

O intenso uso de aplicativos digitais por adolescentes e jovens levanta a pergunta por sua potencialidade em promover o ensino de leitura em aulas de Língua Portuguesa. O WhatsApp, particularmente, se destaca como um recurso a que a maioria dos estudantes, em diferentes níveis de ensino, tem acesso cotidianamente. Neste estudo, enfocamos a leitura de charges em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de investigar em que aspectos o trabalho com o gênero, veiculado pelo WhatsApp, contribui para o ensino da leitura. Amparados nos Estudos Retóricos de Gêneros (BAZERMAN, 2006; MILLER, 2012) e em estudos do texto (KOCH; ELIAS, 2006) e da multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; DIONISIO, 2011), analisamos um corpus de mensagens produzidas pelos estudantes, em resposta a charges lidas em um grupo constituído no aplicativo, como parte de uma intervenção didática focada no ensino de leitura. Os resultados mostraram avanços na leitura dos educandos, que interagiram utilizando diferentes recursos comunicativos propiciados pelo ambiente digital, o que nos permite sugerir a produtividade do uso dessa plataforma para o desenvolvimento da proficiência leitora.

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Publicado

agosto 30, 2020

Cómo citar

NUNES, E. H. .; BEZERRA, B. G. .; PEREIRA, M. L. dos S. . LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM CHARGES MEDIADAS PELO WHATSAPP NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 318–337, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3435. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

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