LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM CHARGES MEDIADAS PELO WHATSAPP NO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
O intenso uso de aplicativos digitais por adolescentes e jovens levanta a pergunta por sua potencialidade em promover o ensino de leitura em aulas de Língua Portuguesa. O WhatsApp, particularmente, se destaca como um recurso a que a maioria dos estudantes, em diferentes níveis de ensino, tem acesso cotidianamente. Neste estudo, enfocamos a leitura de charges em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de investigar em que aspectos o trabalho com o gênero, veiculado pelo WhatsApp, contribui para o ensino da leitura. Amparados nos Estudos Retóricos de Gêneros (BAZERMAN, 2006; MILLER, 2012) e em estudos do texto (KOCH; ELIAS, 2006) e da multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; DIONISIO, 2011), analisamos um corpus de mensagens produzidas pelos estudantes, em resposta a charges lidas em um grupo constituído no aplicativo, como parte de uma intervenção didática focada no ensino de leitura. Os resultados mostraram avanços na leitura dos educandos, que interagiram utilizando diferentes recursos comunicativos propiciados pelo ambiente digital, o que nos permite sugerir a produtividade do uso dessa plataforma para o desenvolvimento da proficiência leitora.
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