TRABALHO DIDÁTICO COM TEXTO LITERÁRIO E VISIBILIDADE AFRO-LATINA NAS AULAS DE E/LE
REFLEXÕES SOBRE NOSSA EXPERIÊNCIA NO IFRJ
Resumen
O ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) ministrado na esfera da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é particularmente atravessado por visões restritas acerca de suas finalidades. Somado a isso, temos uma educação fortemente marcada pelo racismo epistêmico e pela naturalização das vozes dominantes. No presente artigo, tomaremos como base uma atividade desenvolvida com turmas de 1º ano do Ensino Médio Integrado do IFRJ, a fim de pensarmos os desafios enfrentados na busca por uma formação humana integral, comprometida com a visibilidade de identidades historicamente secundarizadas. Esta atividade tem como cerne o texto literário e a predominância de mulheres afro-latinas, o que nos levará a questionar, sobretudo, dois (não) lugares: o da literatura nas aulas de língua espanhola e o das produções de autoria negra. Situando mulheres negras como sujeitos do conhecimento, refletiremos sobre aprendizagem antirracista de E/LE e seus impactos na formação crítica e afirmativa dos estudantes.
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