O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PLANEJAMENTO DE PROFESSORES DE INGLÊS EM PERÍODO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores/as

  • Michael Gouveia Sousa Júnior Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0002-5721-3950
  • Francisco Gabriel Cordeiro Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Marco Antônio Margarido Costa Universidade Federal de Campina Grande
Palabras clave: Tecnologia., Planejamento., Estágio supervisionado

Resumen

Este trabalho tem o objetivo geral de analisar o uso das tecnologias digitais contidas no planejamento de atividades de professores de inglês em período de estágio supervisionado. Especificamente, pretende-se (i) identificar o uso de tecnologias digitais contidas no planejamento de professores de inglês em período de estágio supervisionado e (ii) refletir sobre as implicações desse uso no desenvolvimento das atividades planejadas para o período de regência. Esta pesquisa alinha-se ao paradigma interpretativista, possui abordagem qualitativa, tipo documental e tem como corpus os planos de aula dos estagiários do curso em estudo. Como aparato teórico que norteia nossa análise, utilizamos as contribuições de Baladeli (2013), Boeres (2018), Imbernón (2011), Marzari e Leffa (2013), Marzari (2014), Perrenoud (2002), dentre outros. Na análise, foi possível perceber que a maneira como as tecnologias digitais foram mobilizadas revela que esse uso resultou na produção e divulgação de poemas, em ambiente virtual, para além do espaço escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALBUQUERQUE-COSTA, H.; MAYRINK, M. A extensão da sala presencial para o Moodle: espaço de aprendizagem, reflexão e pesquisa dos cursos de letras francês e espanhol da USP. In: SILVA, K. A.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R.; PEREIRA FILHO, C. A. A formação de professores de línguas: Políticas, projetos e parcerias. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015, p. 215-232.

BALADELI, A. P. D. Desafios na formação continuada de professores de inglês para o uso pedagógico da internet. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. BOERES, S. O letramento e a organização da informação digital aliados ao aprendizado ao longo da vida. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 483-500, mar. 2018.

CELANI, M. A. A. Um programa de formação contínua. In: CELANI, M. A. A. Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2002, p. 18-35.

CHESTERMAN, A.; WILLIAMS, J. The map: a beginner’s guide to doing research in translation studies. Manchester: St. Jerome, 2009.

FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 335-352, dez. 2010.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARZARI, G. Q.; LEFFA, V. J. O letramento digital no processo de formação de professores de línguas. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 2, p. 1-18, 2013.

MARZARI, G. Q. Repensando a sala de aula a partir do letramento digital. Entretextos, Londrina, v.14, n.2, p. 07 - 25, jul./dez. 2014.

MONTE-MÓR, W. Foreign languages teaching, education and the new literacies studies: expanding views. In: GONÇALVES, G. R. et al. (org.). New challenges in language and literature. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009. p. 177-189.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

NASCIMENTO, A. K. O. O Ensino de língua inglesa sob o viés dos letramentos digitais. In: ZACCHI, Vanderlei J.; STELLA, P. R. (org.). Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: EDUFAL, 2014, p. 53-73.

PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Trad. Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, p. 11-33, 2002.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006.

VIANNA, C. A. D.; SITO, L.; VALSECHI, M. C.; PEREIRA, S. L. M. Do letramento aos letramentos: desafios na aproximação entre letramento acadêmico e letramento do professor. In. KLEIMAN, A. B.; ASSIS, J. A. (orgs.). Significados e ressiginificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. p. 27-59.

Publicado

mayo 20, 2020

Cómo citar

SOUSA JÚNIOR, M. G. .; SILVA, F. G. C. .; COSTA, M. A. M. . O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PLANEJAMENTO DE PROFESSORES DE INGLÊS EM PERÍODO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 176–188, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2427. Acesso em: 24 nov. 2024.

Sección

Artigos