O JOGO DE TABULEIRO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA E DO ENSINO POR COMPETÊNCIA

Autores/as

Palabras clave: Jogo de tabuleiro, Metodologias ativas, Ensino superior

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência de implementação do jogo de tabuleiro em dois componentes curriculares de sintaxe, no curso de Letras. Teoricamente fundamentados pela Teoria da Ação Dialógica (FREIRE, 1992, 1996) e pela proposta de ensino por competência (ALLAL, 2004), apresentamos as metodologias ativas (FILATRO; CAVALCANTI, 2018) e, em específico, o jogo de tabuleiro como uma alternativa de desenvolvimento das competências e habilidades cognitivas e socioemocionais no contexto de uma sequência de atividades. Norteados por uma filosofia de educação que se pretende libertadora, os resultados da experiência apontam para a possibilidade de sistematização dos objetos de aprendizagem do domínio cognitivo; a construção dialética “teoria-prática” e “professor-aluno” no contexto da sequência de atividades; o potencial exploratório das competências e habilidades cognitivas e socioemocionais; o favorecimento da autonomia do aluno.    

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Citas

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Publicado

mayo 20, 2020

Cómo citar

REGIS, L. D. L. . O JOGO DE TABULEIRO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA E DO ENSINO POR COMPETÊNCIA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 88–102, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2419. Acesso em: 18 dic. 2024.

Sección

Dossiê