O JOGO DE TABULEIRO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA E DO ENSINO POR COMPETÊNCIA
Palabras clave:
Jogo de tabuleiro, Metodologias ativas, Ensino superiorResumen
O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência de implementação do jogo de tabuleiro em dois componentes curriculares de sintaxe, no curso de Letras. Teoricamente fundamentados pela Teoria da Ação Dialógica (FREIRE, 1992, 1996) e pela proposta de ensino por competência (ALLAL, 2004), apresentamos as metodologias ativas (FILATRO; CAVALCANTI, 2018) e, em específico, o jogo de tabuleiro como uma alternativa de desenvolvimento das competências e habilidades cognitivas e socioemocionais no contexto de uma sequência de atividades. Norteados por uma filosofia de educação que se pretende libertadora, os resultados da experiência apontam para a possibilidade de sistematização dos objetos de aprendizagem do domínio cognitivo; a construção dialética “teoria-prática” e “professor-aluno” no contexto da sequência de atividades; o potencial exploratório das competências e habilidades cognitivas e socioemocionais; o favorecimento da autonomia do aluno.
Descargas
Citas
ALLAL, L. Aquisição e avaliação das competências em situação escolar. In: DOLZ, J.; OLLAGNER, E. (orgs.). O enigma da competência em educação. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.79-96.
ANTUNES, C. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BACICH, L.; MORAN, J. (orgs.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BERGMANN, J.; SAMS, A. How the Flipped Classroom is radically transforming learning. The Daily Riff, 15 abr. 2012. Learning, Innovation & tech. Disponível em: http://www.thedailyriff.com/articles/how-the-flipped-classroom-is-radically-transforming-learning-536.php. Acesso em: 18 jul. 2018.
BLOOM, Benjamim S.; KRATHWOHL, David R.; MASIA, Bertram B. Taxonomia dos objetivos educacionais. v. 1 (Domínio Cognitivo). Porto Alegre: Globo, 1973.
CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias inov-ativas: na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
KRATHWOHL, D. R. A revision of Bloom’s taxonomy: an overview. Theory in Practice, 2002, v. 41, n. 4, p. 212-218.
RODRIGUES, C. E, S. de. Habilidades socioemocionais: a OCDE e seu programa de governança educacional global. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT13-4316.pdf. Acesso em: 18 jul. 2018.
SANTOS, Santa Marli Pires dos (org.). O lúdico na formação de professores. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
SCHMITZ, E. X. da S. (2016). Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Leia Escola

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.