AS MEMÓRIAS DOS ALUNOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DE LETRAS SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10530782
Palabras clave: Leitura literária, Leitor, Ensino de literatura, Memórias

Resumen

O presente artigo discute acerca das práticas de leitura literárias a partir das memórias dos alunos recém-ingressos no curso de Letras, 2020.1. Pretendemos, fazer um diagnóstico das práticas de leitura do texto literário na escola básica, identificando os modos de ler, o lugar ocupado pelo texto literário na sala de aula . Nosso interesse ´é conhecer os saberes e as experiências literárias vivenciadas na escola de ensino fundamental e médio a fim de promover na sala de aula da universidade o diálogo com o aluno baseado no reconhecimento e na valorização das preferências de leitura e vivências. A constituição do corpus é formada pelas memórias de leituras de alunos da disciplina Teoria da Poesia no período 2020.1/noturno da Universidade Estadual da Paraíba, campus I. Ao todo foram coletados 30 relatos. O registro das memórias foi realizado a partir de uma atividade aplicada em sala de aula na qual foi solicitado aos alunos que relatassem sobre as leituras vivenciadas no período escolar dentro e fora da escola. As reflexões foram embasadas em estudos sobre leitura, concepção de literatura, ensino de literatura. Dentre os autores consultados estão: Certeau (1994); Luzia de Maria (2008); Márcia Abreu (2006); Cosson (2006, 2014); Alves (2014).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABREU, Márcia. Cultura Letrada: literatura e leitura. São Paulo: UNESP, 2006.

ALVES, José Hélder Pinheiro (Org). Memórias da Borborema: discutindo a literatura e seu ensino. Campina Grande: ABRALIC, 2014.

BORDINI, Maria da Glória e AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura A Formação do Leitor: Alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais+: Ensino Médio - Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio, Brasília, 2006.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Ministério da Educação. 2018.

CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano: Artes de fazer. 4. ed. Tradução Ephaim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1994.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

__________. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

ECO, Umberto. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 1988.

IPIRANGA, Sarah. O papel da literatura na BNCC: ensino, leitor, leitura e escola. In: Rev. de Letras - no 106 . 38 - vol. (1) - jan./jun. – 2019.

MARIA, Luzia. O clube do livro: Ser leitor, que diferença faz? São Paulo: Global, 2016.

_____Leitura e colheita: livros, leitura e formação de leitores. 2ed. Rio de Janeiro:vozes, 2008.

REZENDE, Neide Luzia de. A FORMAÇÃO DO LEITOR NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA: UM JARGÃO OU UM IDEAL? In: ALVES, José Hélder Pinheiro (Org). Memórias da Borborema: discutindo a literatura e seu ensino. Campina Grande: ABRALIC, 2014.

ROUXEL, Annie. Ensino da literatura: experiência estética e formação do leitor. In: ALVES, José Hélder Pinheiro (Org). Memórias da Borborema: discutindo a literatura e seu ensino. Campina Grande: ABRALIC, 2014.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy A. Et al. A escolarização da literatura infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.

Publicado

enero 18, 2024

Cómo citar

NEVES, A. L. M. de S. AS MEMÓRIAS DOS ALUNOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DE LETRAS SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 5, p. 124–136, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10530782. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2170. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Fluxo contínuo