AS MEMÓRIAS DOS ALUNOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DE LETRAS SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10530782Resumen
O presente artigo discute acerca das práticas de leitura literárias a partir das memórias dos alunos recém-ingressos no curso de Letras, 2020.1. Pretendemos, fazer um diagnóstico das práticas de leitura do texto literário na escola básica, identificando os modos de ler, o lugar ocupado pelo texto literário na sala de aula . Nosso interesse ´é conhecer os saberes e as experiências literárias vivenciadas na escola de ensino fundamental e médio a fim de promover na sala de aula da universidade o diálogo com o aluno baseado no reconhecimento e na valorização das preferências de leitura e vivências. A constituição do corpus é formada pelas memórias de leituras de alunos da disciplina Teoria da Poesia no período 2020.1/noturno da Universidade Estadual da Paraíba, campus I. Ao todo foram coletados 30 relatos. O registro das memórias foi realizado a partir de uma atividade aplicada em sala de aula na qual foi solicitado aos alunos que relatassem sobre as leituras vivenciadas no período escolar dentro e fora da escola. As reflexões foram embasadas em estudos sobre leitura, concepção de literatura, ensino de literatura. Dentre os autores consultados estão: Certeau (1994); Luzia de Maria (2008); Márcia Abreu (2006); Cosson (2006, 2014); Alves (2014).
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