DESAFIOS DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE UM INSTITUTO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10446618Resumen
Este artigo tem como objetivo compreender elementos que emergem das narrativas de professores em relação aos processos formativos, aos desafios e às dificuldades do trabalho no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Recorremos às narrativas produzidas por sete professores e cinco professoras de um Instituto Federal, para refletir sobre a formação e o trabalho docente nessa modalidade, incluindo as subjetividades e singularidades que perpassam cada história. Para isso, adotamos os princípios teóricos e metodológicos da pesquisa (auto)biográfica aliados aos estudos de Nóvoa (1992, 2013) sobre a formação docente e produções do campo trabalho e educação. As narrativas evidenciaram alguns desafios específicos da EPT, como a integração, a verticalização, a articulação com o território e o mundo do trabalho. Além disso, as histórias revelaram questões comuns a outras modalidades de ensino, como a falta de recursos financeiros e lacunas na formação inicial e continuada dos docentes. Ao interpretar as narrativas, percebemos que os professores enfrentam esses desafios por meio do trabalho cooperativo, embora com algumas limitações. Esta pesquisa atualiza o campo e fornece subsídios para o planejamento e realização de ações formativas que busquem fortalecer a identidade coletiva e a formação continuada na EPT.
Descargas
Citas
ARAÚJO, R. M. L. Formação de docentes para a educação profissional e tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional. Trabalho & Educação, Campinas, v. 17, n. 2, p. 53-63, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8586 Acesso em: 10 fev. 2023.
BARBOSA, H. B; MACHADO, L. R. de S; AFONSO, M. L. M. Reflexões sobre a docência na educação profissional e tecnológica. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 62-81, jul./dez. 2020.
BOLÍVAR BOTÍA, A. “¿De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 4, n.1, 2002. Disponível em: https://redie.uabc.mx/redie/article/viewFile/49/91. Acesso em: 18 fev. 2020.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm Acesso em: 21 nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 1, de 06 de maio de 2022. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM-Formação). Brasília: 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/91031-resolucoes-cp-2022 . Acesso em: 13 mai. 2022.
CLANDININ, D. J; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução de Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. 2. Ed. Revisada. Uberlândia: EDUFU, 2015.
COSTA, F. A. O processo de constituição da identidade profissional de docentes da Educação Profissional e Tecnológica: narrativas de professores e professoras do IFMG campus Betim. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.
DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, n. 24, p 213-225, 2004.
FRIGOTTO, G. Institutos federais de educação, ciência e tecnologia: relação com o Ensino Médio Integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ/LPP, 2018.
GATTI, B; BARRETTO, E. Professores no Brasil: impasses e desafios. Siqueira de Sá. Brasília: Unesco, 2009.
JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Tradução de Pedrinho Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 90-113.
MACHADO, L. R. S. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 689-704, jul.-set. 2011 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v32n116/a05v32n116.pdf . Acesso em: 14 mar. 2020
MANZANO, C. S. A formação de professores na Revista Brasileira de Educação (1995-2005): uma breve análise. In: 31ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2008, Caxambu, MG. Anais... São Paulo: ANPED, 2008.
MOURA, D. H. A formação de docentes para educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p. 23-38, 2008. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863 Acesso em: 24 abr. 2019.
MOURA, A. B. F.; LIMA, M. G. S. B. A reinvenção da roda: roda de conversa, um instrumento metodológico possível. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 5, n. 15, p. 24-35, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338/11399>. Acesso em: 05 jun. 2022.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a profissão. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.15-33.
NÓVOA, A. (Org.). Vida de professores. 2. Ed. Porto: Porto, 2013.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623684910 Acesso em: 16 Abr. 2021
NÓVOA, A. Conhecimento profissional docente e formação de professores Revista Brasileira de Educação, v. 27, e270129, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270129 Acesso em 10 fev. 2023.
PACHECO, E. (org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Fundação Santillana, São Paulo: Editora Moderna, 2011.
PENA, G. A. de C. Necessidades formativas de professores dos Institutos Federais e desenvolvimento profissional docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 15, p. e7280, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.7280. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7280. Acesso em: 27 out. 2023.
URBANETZ, S. T. Uma ilustre desconhecida: a formação docente para a educação profissional. Revista Diálogo Educacional, v. 12, n. 37, pp. 863-883, set/dez 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Leia Escola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.