A VISITA: DIÁLOGO ENTRE TEXTO E ILUSTRAÇÃO NO LIVRO DE ANTJE DAMM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11277621

Resumen

A materialidade de um livro, o estilo das ilustrações, as cores utilizadas, as expressões dos personagens; todos estes elementos influenciam em nossa relação com um livro juntamente com o texto. Em um livro ilustrado, não apenas o texto escrito compõe narrativa, mas diversos elementos. Pensando nisso, à luz dos estudos de Nodelman (1988), propomos, neste artigo, uma análise de A visita (Damm, 2018) ganhador do prêmio de Melhor Livro Infantil Ilustrado pelo The New York Times. Antje Damm é uma escritora e ilustradora alemã que, por meio de A visita, não criou apenas uma história, mas sim uma verdadeira obra de arte por meio de uma maquete realista para ‘ser’ as ilustrações. Neste estudo, apresentamos algumas ilustrações do livro refletindo sobre os diversos detalhes que compõem a ilustração e como estas dialogam com o texto escrito e possibilitam que o leitor compreenda a narrativa a partir da relação entre texto e imagens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabela Turino, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestre em educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Presidente Prudente, com uma pesquisa intitulada “Literatura e cinema: as conexões em ‘As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa’”. Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário”. Atuou entre 2021 e 2023 como facilitadora bolsista nos cursos de licenciatura da UNIVESP.

Gabrielly Doná, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Presidente Prudente e graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Possui pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Professora da rede municipal de Araçatuba. Atualmente pesquisa sobre os temas polêmicos na literatura infantil, com enfoque na temática da morte. É integrante do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ) e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário (PROLELI).

Renata Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Renata Junqueira de Souza é Doutora em Letras (Área de concentração: Letras, Teoria da Literatura) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP, SP; Pós doutorado em Literatura e Ensino pela Ohio State University (EUA) e Universidade de Évora (Portugal). Professora livre docente sênior da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente e Professora Visitante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Citas

DAMM, A. A visita. São Paulo: Claroenigma, 2018.

NODELMAN, P. Worlds About Pictures. Athens/London: The University of Georgia Press, 1988.

PAULA, K. ANTJE DAMM – “Filosofar com crianças é fazer perguntas sem dar respostas”. Itaú Social. 20 nov. 2020. Disponível em: https://www.itausocial.org.br/noticias/antje-damm-filosofar-com-criancas-e-fazer-perguntas-sem-dar-respostas/. Acesso em: 29 jun. 2022.

SCHWARCZ, J. H. Ways of the illustrator. Chicago: American Library Association, 1982.

Publicado

diciembre 20, 2023

Cómo citar

TURINO, I.; DONÁ, G.; SOUZA, R. A VISITA: DIÁLOGO ENTRE TEXTO E ILUSTRAÇÃO NO LIVRO DE ANTJE DAMM. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 3, p. 159–172, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.11277621. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/1298. Acesso em: 30 jun. 2024.

Sección

Dossiê