DO REMOTO AO PRESENCIAL

TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17281466

Keywords:

Transposição didática, Práticas de linguagem, Educação básica, Pesquisa narrativa, Docência pós-pandêmica

Abstract

O objetivo é analisar em experiências/situações (exitosas) que envolveram em práticas de linguagem (compreensão, produção e análise linguística — nas modalidades oral, escrita e multissemiótica), a partir da indicação de professores de língua portuguesa da educação básica (anos finais e/ou médio) que atuaram no ensino presencial em 2022, ano da retomada no ensino presencial no período pós-pandemia por COVID-19. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, utiliza narrativas docentes para identificar experiências exitosas nesse período. A fundamentação teórica inclui reflexões sobre a docência na pandemia e no pós-pandemia (Nóvoa; Alvim, 2021), recomposição de aprendizagens (Santos; Cruz, 2023) e transposição didática interna (Petitjean, 2008). Os dados indicam três eixos inter-relacionados de sucesso: práticas laborais, pedagógicas e articulação de práticas de linguagem. As principais situações de êxito envolvem o planejamento contextualizado à realidade local, a valorização de leituras ligadas ao cotidiano dos alunos, o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e estratégias lúdicas, visando à leitura de textos literários, a produção oral, escrita, além da análise linguístico-textual. Em conclusão, segundo os docentes, as situações que envolveram essas práticas foram determinantes para a retomada do ensino presencial com sucesso.

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References

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Published

2025-10-06

How to Cite

FRANÇA, Alisson dos Santos; ANDRADE, Breno; LINO DE ARAÚJO , Denise. DO REMOTO AO PRESENCIAL: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 25, n. 5, p. 35–51, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17281466. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6665. Acesso em: 5 dec. 2025.

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