ENSINO TEXTUALIZADO DO LÉXICO:

UM OLHAR PARA O METATEXTO DIDÁTICO

Authors

  • Rochelle Kilvia Nascimento Mendes Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Helenice Araújo Costa Universidade Estadual do Ceará

Keywords:

Ensino do Léxico. Textualização. Metatexto.

Abstract

Este artigo é baseado em uma pesquisa de mestrado em Linguística Aplicada e tem como foco central investigar como estudantes constroem os sentidos de itens lexicais com base no (con)texto e mediados através de metatextos didáticos de língua materna. Esse estudo proporcionou compreender como os aspectos sociocognitivos se coadunam para a construção de sentido de itens lexicais. Tivemos como principal aporte teórico o pensamento de Bakhtin (2010), Beaugrande (1997), Koch e Elias (2006, 2009) e Marcuschi (2008), sobre as perspectivas do Texto; Hanks (2008) sobre o contexto; Antunes (2009, 2012) sobre o ensino do léxico em sala de aula, assim como outros que nos mostraram caminhos para a união entre teoria e prática em sala de aula. Os resultados da pesquisa sugeriram que o ensino do léxico deve ser contextualizado e compartilhado pela turma com base no processo de textualização e que aulas mediadas por metatextos didáticos viabilizam a reflexão e ampliação do conhecimento.

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References

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Published

2021-08-30

How to Cite

MENDES, Rochelle Kilvia Nascimento; COSTA, Maria Helenice Araújo. ENSINO TEXTUALIZADO DO LÉXICO:: UM OLHAR PARA O METATEXTO DIDÁTICO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 2, p. 37–51, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4562. Acesso em: 5 dec. 2025.

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