NAS TRAMAS DO NHANDUTI

TECENDO A IGUALDADE DE GÊNERO NUM INSTITUTO FEDERAL DE FRONTEIRA

Authors

  • Eli Gomes Castanho IFSP/Salto.
  • Fabrícia Carla Viviani IFMS campus
Keywords: Ensino médio integrado; igualdade de gênero; produção de texto; violência contra a mulher.

Abstract

Este artigo trata da análise de textos produzidos no contexto do ensino médio integrado, em razão da participação em um concurso nacional voltado para a temática da igualdade de gênero. Tais textos configuraram-se como produto final de uma oficina elaborada especialmente para repertoriar os estudantes nesse processo. Nosso objetivo, aqui, é perceber por meio da análise documental, de cunho,q alitativo, como os textos dessas/es  alunas/os-autoras/es deixam entrever a apropriação de um discurso em favor à igualdade de gênero e de combate à violência contra a mulher. Para isso, apoiamo-nos nas leituras sobre multiletramentos, somadas às leituras do campo das teorias de gênero, com as quais buscamos dialogar num movimento analítico que tem como ponto de partida os textos  produzidos pelas/os alunas/os. Os resultados apontam para a problematização sobre o  silenciamento acerca da violência sofrida, bem como de sua naturalização, o que contribui para a culpabilização da vítima. Além disso, ficaram evidentes aspectos da interculturalidade local e a desconstrução de estereótipos generificados. 

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Published

August 30, 2020

How to Cite

CASTANHO, E. G. .; VIVIANI, F. C. . NAS TRAMAS DO NHANDUTI: TECENDO A IGUALDADE DE GÊNERO NUM INSTITUTO FEDERAL DE FRONTEIRA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 43–63, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3397. Acesso em: 24 nov. 2024.

Section

Dossiê