O QUE INDICAM AS PRÁTICAS DE TRANSLINGUAGEM EM TEXTOS ESCOLARES DE ALUNOS MIGRANTES

(OU QUANDO OS ESTRANHOS BATEM À PORTA DAS NOSSAS ESCOLAS)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14053087

Keywords:

Práticas de translinguagem, Aulas de língua portuguesa, Alunos migrantes

Abstract

Este artigo busca compreender como operam e o que potencialmente indicam as práticas de translinguagem em produções escritas de alunos migrantes de países da América do Sul durante aulas de língua portuguesa de duas escolas públicas do Estado de Mato Grosso. Por translinguagem entende-se como uma abordagem que procura superar a noção convencional de língua (como algo fixo e estático) para enfatizar a importância do uso criativo e adaptativo das línguas em diferentes contextos (Rocha; Megale, 2023), de modo a apresentar-se como um alinhamento temporário que se manifesta na e pela prática. Os resultados indicam que, com incidência menor ou maior, práticas de translinguagem ocorrem independentemente do tipo de atividade proposta em sala de aula (seja mais regrada seja mais livre), reverberando um cenário marcado pelo intenso fluxo de vidas em movimento (tanto geográfico quanto linguístico) que caracteriza a contemporaneidade.

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References

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Published

2024-11-07

How to Cite

BARROS, Marcos Antonio Castillo; ZOLIN-VESZ, Fernando. O QUE INDICAM AS PRÁTICAS DE TRANSLINGUAGEM EM TEXTOS ESCOLARES DE ALUNOS MIGRANTES: (OU QUANDO OS ESTRANHOS BATEM À PORTA DAS NOSSAS ESCOLAS). Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 2, p. 195–206, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14053087. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3069. Acesso em: 6 dec. 2025.

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