LETRAMENTOS DIGITAIS EM PLANOS DE AULA DO PORTAL NOVA ESCOLA

Authors

  • Carneiro Isabel Cristina da Silva Universidade Federal de Campina Grande - Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino
  • Williany Miranda da Silva Universidade Federal de Campina Grande.
Keywords: Letramento digital, Planos de aula, Nova Escola

Abstract

A cultura digital tem sido solicitada em várias instâncias da instituição escolar através do uso de materiais didáticos, aplicativos e plataformas educativas, dentre outras. Nesse sentido, este trabalho investiga as práticas letradas digitais de dois docentes, uma pedagoga e um professor de matemática, na regência de aulas com base nesse saber exigido. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, a partir da análise de entrevista semiestruturada e observação in loco de suas práticas, tomando por base a aplicação de planos de aula do portal Nova Escola. Os dados revelaram que os participantes da pesquisam fazem uso de aparatos tecnológicos (notebook, datashow e caixa de som) para ministração de aulas, mas que que tal uso ainda não representa práticas de letramentos digitais, revelando-se, então, a necessidade de reflexão sobre a mediação tecnológica necessária para o exercício da docência, com uso significativo do letramento digital, para além de uma ferramenta.

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Published

April 20, 2020

How to Cite

ISABEL CRISTINA DA SILVA , C.; SILVA, W. M. da . LETRAMENTOS DIGITAIS EM PLANOS DE AULA DO PORTAL NOVA ESCOLA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 200–215, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2601. Acesso em: 3 jul. 2024.

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