ESPAÇOS FORMATIVOS NO ENSINO REMOTO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS

O IDIOMAS SEM FRONTEIRAS NA UFAL

Authors

Keywords: Ensino remoto, Desenho de curso, Formação de professores

Abstract

O artigo discute sobre o ensino remoto em tempos de pandemia, ao longo do curso Leitura de textos acadêmicos em inglês, da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras, ofertado na Universidade Federal de Alagoas, em 2020. No campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2015) e com o objetivo de investigar a interpretação da experiência remota por parte dos licenciandos que trabalharam no ensino-aprendizagem de Línguas para fins específicos, analisamos relatórios de quatro professores no que tange à formação para o ensino remoto (ARRUDA, 2020; HODGES, et al. 2020) e suas implicações para o desenho do curso (FREIRE, 2013). Os dados apontam para estratégias pedagógicas como partes integrantes da elaboração de um novo saber construído a partir de aulas remotas, exigindo o letramento digital com base no trabalho colaborativo e incorporando o conceito de acessibilidade, o ensaio, o roteiro das aulas e o feedback de todos os protagonistas envolvidos no processo.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARRUDA, Eucidio. Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede: Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621> Acesso em: 19 Jan. 2021.

BRASIL. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 Jan. 2021.

CAMPOS, Flavio. Roteiro de cinema e televisão: a arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma estória. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2007.

CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

FREIRE, Maximina. Maria. Complex educational design: a course design based on complexity. Campus-Wide Information Systems, Vol. 30, n.3, p. 174-185, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e terra, 2015 [1967].

GARCIA, Tânia Cristina Meira et al. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29767/1/ENSINO%20REMOTO%20EMERGENCIAL_proposta_de_design_organizacao_aulas.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2021.

HODGES, Charles et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v. 2, 2020. Disponível em: <https://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17>. Acesso em: 19 jan. 2021.

HUTCHINSON, Tom.; WATERS, Alan. English for Specific Purposes - a learning-centred approach. Cambridge, Cambridge University Press, 1987.

IAFELICE, Henrique. Deleuze devorador de Spinoza: teoria dos afectos e educação. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2015.

LIBERALI, Fernanda. Coelho. Por um sujeito livre que não teme; faz escolhas. In: SCHETTINI, R. H. et al (Orgs.). Vygotsky: uma revisita no início do século XXI. São Paulo: Andross, 2009.

MASON, Jennifer. Qualitative researching. London: SAGE Publications, 2002.

MACHADO, Anna Rachel. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, A. M. M. et al. (Orgs.). O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. São Paulo: Mercado de Letras, 2007, p.77-100.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, Regina Celi; ROCA, Pilar. (Orgs.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2015.

MOREIRA, José. António.; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre. Artmed, 2002.

ROSSINI, Adriana. Marroni. Zaniol. Palombo.; BELMONTE, Juliana. Panorama do ensino-aprendizagem de Línguas para Fins Específicos: histórico, mitos e tendências. In: LIMA-LOPES, Rodrigo. Esteves.; FISCHER, Cynthia. Regina.; GAZOTTI-VALIM, Maria. Aparecida. Perspectivas em Línguas para Fins Específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. p. 347-382. (Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, v. 41).

ROSE, David; GRAVEL, Jenna. W. Universal design for learning. In PETERSON, P.; BAKER, E.; MCGRAW, B. (Orgs.). International encyclopedia of education. Oxford: Elsevier, 2010.

SCHWARTZ, Yves. Manifesto por um ergoengajamento. In: Bendassolli, Pedro.F. e SOBOLL, Lis. Andrea. P (Orgs.). Clínica da Atividade: perspectivas para compreensão do trabalho na atualidade. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2011. p.132-166.

SILVA, Elaine. Ludicidade no ensino remoto: desafios e aprendizagens no ensino da língua inglesa durante a pandemia da covid-19. 2020. 67f. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, 2020.

SPINOZA, Baruch. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2014 [1677].

VYGOTSKY, Lev. Semenovitch. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014 [1934].

W3C. Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.1. W3C, 2018. Disponível em:< https://www.w3c.br/traducoes/wcag/wcag21-pt-BR/>. Acesso em: 03 Fev 2021.

Published

April 6, 2024

How to Cite

DANTAS , R. .; PITOMBEIRA , C. V. . ESPAÇOS FORMATIVOS NO ENSINO REMOTO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: O IDIOMAS SEM FRONTEIRAS NA UFAL. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 177–189, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2328. Acesso em: 22 dec. 2024.

Section

Dossiê