A BNCC E OS DISCURSOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

DESAFIOS PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE

Authors

Keywords: Ensino de Língua Portuguesa, BNNC, Língua/Linguagem

Abstract

Este artigo objetiva realizar uma análise comparativa entre a realidade do ensino de língua portuguesa e o que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Linguagens e Tecnologias. A base teórica apresentada abarca temas caros ao ensino de língua portuguesa, como: leitura, escrita e gramática, todos dentro de uma perspectiva processual e viva da língua/linguagem. Quanto à metodologia, ela é de abordagem qualitativa e os dados são frutos da aplicação de um questionário escrito a um professor de língua portuguesa da educação básica. O estudo desenvolvido mostrou uma distância entre as propostas da BNCC e a vinculação teórico-metodológica do professor entrevistado. Isso se dá pelo fato de o professor adequar suas práticas ao seu contexto de trabalho, com alunos de diferentes níveis de aprendizagem. Assim, a BNCC acaba por desconsiderar as limitações do ensino público brasileiro, corroborando para uma desarticulação entre ela e o fazer prático de professores de língua portuguesa.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANTUNES, Irandé. Gramática contextualizada: limpando o pó as ideias simples. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ABDALA, Nacir. Concepções de leitura e de escrita. Educacional. Disponível em: http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0069 Acesso em: 12. abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: ensino fundamental. Brasília: MEC, 2017.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Trad. P. Bezerra. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Naturais. 12. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2018.

GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 15. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Ed. Contexto, 2011.

LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

MARQUESI, Sueli C. Escrita e reescrita de textos no ensino médio. In: ELIAS, Vanda Maria (Org.). Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.

MENEGASSI, J.R; OHUSCHI, M.C.G. Interação, escrita e metaconsciência na formação inicial de professores. Revista Signum: Estudos da Linguagem. v. 9. n. 2, p. 159-168. Londrina, PR, 2006.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [1964].

SILVA JÚNIOR, S. N. Dialogismo e auto-observação em práticas linguístico-discursivas com a língua portuguesa no ensino superior: a sala de aula como arena responsiva. Tese (Doutorado em Linguística), Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, 2021.

SILVA JÚNIOR, S. N. Produção oral sistematizada em atividades didáticas de língua portuguesa: um trabalho colaborativo no ensino fundamental. (Mestrado em Linguística), Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, 2019.

SILVA JÚNIOR, S. N.; SILVA, E. B. Produção textual e ensino: considerações sobre letramento, formação e identidade do professor de língua materna. Rios Eletrônica (FASETE), v. 10, p. 22-35, 2017.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, Notas e Glossário Sheila Grillo; Ekaterina V. Américo. Ensaio introdutório Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.

ZOZZOLI, R. M. D. Produção e autonomia relativa na aprendizagem de línguas. In: LEFFA, V. (Org.). Pesquisa em Linguística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: EDUCAT, 2006.

Published

April 6, 2024

How to Cite

SILVA JÚNIOR , S. N. da; SILVA , J. V. R. da .; SANTOS , N. E. dos . A BNCC E OS DISCURSOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 49–62, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2320. Acesso em: 21 nov. 2024.

Section

Dossiê