FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E INCLUSÃO ESCOLAR

TECENDO COMPREENSÕES A PARTIR DE MARCOS LEGAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10446596
Keywords: Educação Especial, Formação Inicial docente, Marcos Legais

Abstract

 Considerando a matrícula de estudantes com deficiência no ensino comum enquanto parte das premissas para o processo inclusivo, este artigo coloca em evidência os marcos legais que orientam a formação de professores, analisando as indicações normativas que direcionam para a educação especial na perspectiva inclusiva. De natureza qualitativa, a pesquisa se configura enquanto estudo de caso, apresentando dois movimentos investigativos: 1) análise dos documentos nacionais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDBEN nº 9.394/1996); as Diretrizes Nacionais para formação de professores de 2002, 2015 e 2019 (Resolução CNE/CP n.º 1/2002; 2/2015; 2/2019) e os pareceres que precederam suas definições (Parecer CNE/CP 21/2001; 009/2001; 002/2015); e a Lei Brasileira de Inclusão (Lei n.º 13.146/2015); e 2) análise de documentos institucionais: tomando a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) enquanto campo empírico, analisa-se Projetos Pedagógico-Curriculares (PPC), ementas e planos de ensino de cursos de licenciatura. As análises realizadas são pautadas na Sociologia Figuracional (ELIAS, 1994) e nas contribuições teóricas de Nóvoa (1992) e Tardif (2008). Os resultados indicam prevalência da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), grande número de PPC desatualizados e baixa oferta de disciplinas correlatas ao eixo da Educação Especial para as licenciaturas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002a. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 26 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192>. Acesso em: 28 jun. 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CP 02/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Aprovado em 9 de jun. de 2015. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17625-parecer-cne-cp-2-2015-aprovado-9-junho-2015&category_slug=junho-2015-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 14 mai. 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CP 9/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Aprovado em 8 de mai. de 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em 23 jun. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1, DE 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf>. Acesso em 25 jul. 2021.

BRASIL. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf>. Acesso em 14 abr. 2021.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão (Lei n.º13.146, de 6 de julho de 2015). Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://bitlybr.com/zvF. Acesso em 22 nov. 2023.

BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file>. Acesso em: 23 jun. 2021.

BRASIL. Resolução n.º 2 de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: https://bitlybr.com/cxu. Acesso em: 24 nov. 2023.

CABRAL, Antônio; SILVA, Claudia Luciene de Melo; SILVA, Lamara Fabia Lucena. Teoria do capital humano, educação, desenvolvimento econômico e suas implicações na formação de professores. João Pessoa: Rev. Principia. v. 1, n. 32, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/viewFile/1070/575>. Acesso em: 14 mai. 2021.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994a.

FREITAS. Helena Costa Lopes. Federalismo e formação profissional - por um sistema unitário e plural. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 6, n. 10, p. 211-225, jan./jun. 2012. Disponível em: <https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/180>. Acesso em: 13 jun. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1989.

HONORATO, Tony. Pesquisas com Norbert Elias em história da educação. Comunicações. Piracicaba, v. 24 n. 3, p. 107-127, setembro-dezembro, 2017. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/viewFile/3619/2093>. Acesso em 03 ago. 2021.

LAPLANE, Adriana Lia Friszman de; CAIADO, Katia Regina Moreno; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. As relações público-privado na educação especial: tendências atuais no Brasil. Revista Teias. v. 17, n. 46, jul./set. – 2016. Observatórios de Educação Especial e Inclusão Escolar. DOI: 10.12957/teias.2016.25497. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/25497>. Acesso em: 25 jun. 2021.

LEITE, Lucas de Souza. Formação inicial de professores para a educação especial inclusiva: um olhar para as licenciaturas da Ufes. 2022. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.

MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; RIBEIRO, Karen. Indicadores educacionais sobre a educação especial no Brasil. Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 93, p. 175-189, maio-ago. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Y6cVwLpJLsgwsYvzSVhFLQg/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 14 jun. 2021.

MELO, Douglas Christian Ferrari de; MAFEZONI, Andressa Caetano. O direito de aprender e os alunos público-alvo da educação especial. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 41, n. 78, p. 101-115, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44264>. Acesso em 25 mai. 2021.

MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação. v. 11, n. 33, set./dez. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/KgF8xDrQfyy5GwyLzGhJ67m/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 15 jun. 2021.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração dos trabalhos monográficos. - 3.ed. - São Paulo: Atlas, 2015.

MICHELS, Maria Helena. Paradoxos da formação de professores para a Educação Especial: o currículo como expressão da reiteração do modelo médico-psicológico. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 11, n. 2, p. 255-272, 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-65382005000200007>. Acesso em: 03 abr. 2021.

MONICO, Patrícia Aparecida; MORGADO, Liz Amaral Saraiva; ORLANDO, Rosimeire Maria. Formação inicial de professores na perspectiva inclusiva: levantamento de produções. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 22, n. spe, p. 41-48, 2018. Disponível em <https://doi.org/10.1590/2175-3539/2018/040>. Acesso em 03 abr. 2021.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação (coord.) - Lisboa: Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33.

OLIVEIRA, Laís Paloma de; ORLANDO, Rosimeire Maria. Matrizes curriculares de licenciaturas da UFSCar: Um olhar voltado para a inclusão escolar? In: Poker, Rosimar Bortolini; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira; GIROTO, Cláudia Regina Mosca (Orgs.). Educação inclusiva: em foco a formação de professores. São Paulo: Cultura acadêmica, 2016.

PLATÃO. A república. São Paulo: Nova Cultural, 1997. p. 225-256.

SOUZA. Calixto Júnior de. A formação de professores e a (in)visibilidade da Educação Especial nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Goiás. 2017. 183 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

Published

December 31, 2023

How to Cite

LEITE , L. de S. .; ALVES , E. P. .; CONCEIÇÃO , J. H. . FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E INCLUSÃO ESCOLAR: TECENDO COMPREENSÕES A PARTIR DE MARCOS LEGAIS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 227–246, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10446596. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2145. Acesso em: 22 nov. 2024.

Section

Dossiê