“OBRIGADA POR NOS OUVIR”

A ESCUTA COMO INSTÂNCIA PRIVILEGIADA NOS/DOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10446319
Keywords: Docência, Formação continuada, Formação humana

Abstract

No Brasil, a formação continuada de docentes vem, ao longo dos anos, constituindo-se como um espaço de disputa. De um lado, temos as secretarias de educação das redes de ensino preocupadas em adquirir saberes técnicos, e cujo objetivo é de melhorar a qualidade do ensino através dos instrumentos de avaliação de larga escala e que demonstrem o alcance de metas estabelecidas a priori. De outro, profissionais em busca de atualização tendo em vista as demandas do mundo globalizado, em acelerada modificação, que se apresentam no cotidiano das salas de aula, por meio de indagações e de questionamentos de seus estudantes, cujas necessidades formativas são sempre inferiores às demandas da sociedade. No entanto, como aproximar interesses divergentes sem ouvir o que nossos docentes têm a relatar sobre suas necessidades formativas? É sobre a escuta docente realizada com 393 participantes, com o intuito de construir uma proposta de formação continuada para a rede estadual da Paraíba, que trata este artigo. Os gestos e as falas de gratidão inferiram algumas inquietações sobre os silenciamentos e os modos de conduzir a formação continuada de docentes, sobretudo o desafio de (re)construir o vigor humano do currículo numa perspectiva dialógica.

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Published

December 31, 2023

How to Cite

RODRIGUES , A. C. da S. .; ALBINO, Ângela C. A. .; SILVA , P. . “OBRIGADA POR NOS OUVIR”: A ESCUTA COMO INSTÂNCIA PRIVILEGIADA NOS/DOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 211–226, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10446319. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2144. Acesso em: 22 jul. 2024.

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Dossiê