PRÁTICA SIMULADA ENQUANTO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10445853Abstract
Neste estudo se discute situações de ensino e aprendizagens no componente curricular Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Letras, de modo mais específico a experiência com a criação e desenvolvimento de estratégia de ensino denominada Prática Simulada. Desse modo, o presente artigo objetiva apresentar a atividade Prática Simulada desenvolvida com discentes do Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas, turmas de Estágio Curricular Supervisionado I (2018.2) e Estágio Curricular Supervisionado III (2021.1), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XVI/ Irecê – BA. Trata-se de uma pesquisa Qualitativa em Educação, do tipo Estudo de Caso, contando com a Observação Participante e o Questionário, aplicado em formulário digital – Google Forms, enquanto instrumento de construção de informação. Tanto a atividade, quanto o artigo se estruturam nos pressupostos teóricos de Alarcão (1996), Freire (2019), Candau (2016), Libâneo (2013), Pimenta (2012), Sibilia (2019) entre outros. Com a conclusão do presente estudo, entre outras, tornou-se evidente a necessidade de o Professor de Estágio diversificar o método de ensino, criando condições para uma aprendizagem ativa e significativa, ao passo que a atividade Prática Simulada consegue instigar nos alunos participantes essas circunstâncias.
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