PRÁTICA SIMULADA ENQUANTO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Authors

  • Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho Programa Pós-Graduação em Estudos de Linguagens Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-5361-3965
  • Hilderlandia Penha Machado Santos Programa Pós-Graduação em Estudos de Linguagens Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0009-0005-8353-5004
  • Juliane Costa Silva Programa Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10445853
Keywords: Estágio Curricular Supervisionado, Práticas de Ensino, Prática Simulada.

Abstract

Neste estudo se discute situações de ensino e aprendizagens no componente curricular Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Letras, de modo mais específico a experiência com a criação e desenvolvimento de estratégia de ensino denominada Prática Simulada. Desse modo, o presente artigo objetiva apresentar a atividade Prática Simulada desenvolvida com discentes do Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas, turmas de Estágio Curricular Supervisionado I (2018.2) e Estágio Curricular Supervisionado III (2021.1), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XVI/ Irecê – BA. Trata-se de uma pesquisa Qualitativa em Educação, do tipo Estudo de Caso, contando com a Observação Participante e o Questionário, aplicado em formulário digital – Google Forms, enquanto instrumento de construção de informação. Tanto a atividade, quanto o artigo se estruturam nos pressupostos teóricos de Alarcão (1996), Freire (2019), Candau (2016), Libâneo (2013), Pimenta (2012), Sibilia (2019) entre outros. Com a conclusão do presente estudo, entre outras, tornou-se evidente a necessidade de o Professor de Estágio diversificar o método de ensino, criando condições para uma aprendizagem ativa e significativa, ao passo que a atividade Prática Simulada consegue instigar nos alunos participantes essas circunstâncias.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortêz Editora, 1996.

ALVES-MAZZOTTI, A.J. Usos e Abusos dos Estudos de Caso. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 2019.

GIL, A. S. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

LEAL, R. B. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación. v.33, n.3, p.12-25, 2005.

LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2011.

LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa sócia: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

NETO, O. C. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

NÓVOA, A. S. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Disponível em: http://www. revistaeducacion. mec. es/re350/re350_09por.pdf. 2009. Acessado em 10 jan. 2023.

PICONEZ, S. C. B. (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 2013.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2012.

SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a

aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RANGEL, M. Três ângulos de análises para a compreensão da diversidade, diferença e multiculturalismo. RANGEL, Mary. (Org.). Diversidade, diferença e multiculturalismo. Niterói Intertexto, 2011.

SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2019.

VASCONCELLOS, C. dos S.. Planejamento: plano de ensino aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1994.

WELLER, W. PFAFF, N. (org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação – teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Published

December 31, 2023

How to Cite

SUBRINHO , A. U. da C. .; SANTOS , H. P. M. .; SILVA , J. C. . PRÁTICA SIMULADA ENQUANTO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 175–190, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10445853. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2142. Acesso em: 22 nov. 2024.

Section

Dossiê