"PASSANDO A LIMPO" UMA RESENHA

O QUE MUDA ENTRE A VERSÃO INICIAL E A FINAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10528595
Palavras-chave: Palavras-chave: Primeira e segunda versão. Interferência textual-discursiva. Resenha.

Resumo

No processo de alfabetização acadêmica (CARLINO, 2013), percebemos que, embora seja orientada a elaboração do esquema/planejamento como etapa anterior à produção textual, os alunos recém-ingressos no ensino superior possuem dificuldades em planejar seu texto, levando-nos a investigar em quais dimensões textual-discursivas a primeira versão de um texto interfere em sua elaboração final. Objetivamos, portanto, neste trabalho, analisar a influência da primeira versão do texto no favorecimento da produção da resenha de alunos de cursos distintos em uma turma de Língua Portuguesa de uma universidade federal brasileira, observando em quais dos estratos do folhado textual (BRONCKART, 1999), assim como em qual dimensão textual-discursiva, houve mais interferência entre a primeira e segunda versão da resenha, a fim de compreender a concepção desses alunos sobre planejamento textual em seu processo de ensino/aprendizagem da escrita. Teórico-metodologicamente, esta pesquisa qualitativa fundamenta-se, especialmente, nas reflexões e categorias de análise propostas por Bronckart (1999, 2006, 2022). Os resultados das análises indicam que os alunos, por não possuírem o hábito de planejarem seus escritos, ainda não conseguem perceber significativamente as diferenças entre a primeira e segunda versão de um texto.  

 

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Publicado em

18 de janeiro de 2024

Como Citar

DE MELO CORDEIRO EULÁLIO, M.; MENDES PEREIRA , R. C. "PASSANDO A LIMPO" UMA RESENHA: O QUE MUDA ENTRE A VERSÃO INICIAL E A FINAL. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 5, p. 03–18, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10528595. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/738. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Fluxo contínuo