LETRAMENTO ANTIRRACISTA NA ERA DIGITAL: O PAPEL DO GELEDÉS COMO FERRAMENTA PARA O COMBATE AS IMAGENS DE CONTROLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6550

Palavras-chave:

Letramento antirracista. Educação. Imagens de controle. Tecnologia. Práticas pedagógicas.

Resumo

O presente artigo discute a importância do letramento antirracista na formação educacional de alunos do Ensino Fundamental II, com foco no papel da tecnologia como aliada nesse processo. Portanto, ao compreendermos que o racismo é estrutural e se manifesta também no ambiente escolar, sobretudo por meio de livros didáticos (Munanga, 2005; Duarte; 2024), torna-se essencial a construção de práticas pedagógicas que promovam a equidade racial e a valorização da identidade negra. Nesse contexto, analisa-se o site Geledés – Instituto da Mulher Negra – como uma ferramenta digital de referência para o desenvolvimento da consciência racial dos discentes, ao mesmo tempo em que se desestabiliza imagens de controle. Conclui-se que o uso consciente e intencional de plataformas como o Geledés contribui significativamente para o empoderamento discente e uso da tecnologia em prol de uma uma educação mais justa, inclusiva e antirracista.

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Biografia do Autor

Fabíola Jerônimo Duarte Lira, Programa Pós-Graduação em Linguística - Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Linguística - Proling/UFPB

 

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Publicado

18-11-2025

Como Citar

LIRA, Fabíola Jerônimo Duarte. LETRAMENTO ANTIRRACISTA NA ERA DIGITAL: O PAPEL DO GELEDÉS COMO FERRAMENTA PARA O COMBATE AS IMAGENS DE CONTROLE. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 25, n. 2, p. 131–149, 2025. DOI: 10.35572/rle.v25i2.6550. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6550. Acesso em: 5 dez. 2025.

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