LETRAMENTO ANTIRRACISTA NA ERA DIGITAL: O PAPEL DO GELEDÉS COMO FERRAMENTA PARA O COMBATE AS IMAGENS DE CONTROLE
DOI:
https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6550Palavras-chave:
Letramento antirracista. Educação. Imagens de controle. Tecnologia. Práticas pedagógicas.Resumo
O presente artigo discute a importância do letramento antirracista na formação educacional de alunos do Ensino Fundamental II, com foco no papel da tecnologia como aliada nesse processo. Portanto, ao compreendermos que o racismo é estrutural e se manifesta também no ambiente escolar, sobretudo por meio de livros didáticos (Munanga, 2005; Duarte; 2024), torna-se essencial a construção de práticas pedagógicas que promovam a equidade racial e a valorização da identidade negra. Nesse contexto, analisa-se o site Geledés – Instituto da Mulher Negra – como uma ferramenta digital de referência para o desenvolvimento da consciência racial dos discentes, ao mesmo tempo em que se desestabiliza imagens de controle. Conclui-se que o uso consciente e intencional de plataformas como o Geledés contribui significativamente para o empoderamento discente e uso da tecnologia em prol de uma uma educação mais justa, inclusiva e antirracista.
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