EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS DE ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS DE EXTENSÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6539Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Língua Inglesa, TDICs, Formação Docente, VirtualidadeResumo
O cenário tecnológico atual é o de intenso e acelerado compartilhamento de informações entre pessoas que não dividem o mesmo espaço físico ou, muitas vezes, a mesma temporalidade. Inseridos nesse contexto social contemporâneo, o ensino e a aprendizagem de inglês e a formação de professores de línguas estrangeiras (LE) não podem se apartar das mudanças nos paradigmas educacionais que vêm se (re)construindo na virtualidade. Neste artigo, buscamos refletir, no papel de professoras colaboradoras da Universidade Estadual Paulista, ligadas aos Centros de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) e ao Programa de Línguas Estrangeiras da Unesp (PLEU), sobre nossas experiências de ensino on-line de inglês e na formação inicial e continuada de professores de LE nos referidos programas. A partir da construção de sentidos sobre as nossas vivências, no recorte temporal do ano de 2024 e do primeiro quadrimestre de 2025, e na análise de dados métricos de nossa atuação nesse período, problematizamos as ações que desenvolvemos no escopo da extensão e da internacionalização da universidade. Reconhecemos que o alcance de nossa atuação se potencializa com a mediação das tecnologias, bem como se relaciona, diretamente, com as demandas de aprimoramento método-tecnológico para professores de LE na contemporaneidade.
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AUTOR 3 (2019) - suprimido para garantir a não identificação.
AUTOR 3 (2021) - suprimido para garantir a não identificação.
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