EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS DE ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS DE EXTENSÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Authors

  • Vivian Nádia Ribeiro Moraes-Caruzzo Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa. Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa. Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" https://orcid.org/0000-0002-1022-6885
  • Débora Spacini Nakanishi Programa de Pós-Graduação em Letras. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" https://orcid.org/0000-0001-9316-6197
  • Sandra Mari Kaneko-Marques Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa. Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" https://orcid.org/0000-0002-4755-5375

DOI:

https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6539

Keywords:

Ensino-aprendizagem, Língua Inglesa, TDICs, Formação Docente, Virtualidade

Abstract

O cenário tecnológico atual é o de intenso e acelerado compartilhamento de informações entre pessoas que não dividem o mesmo espaço físico ou, muitas vezes, a mesma temporalidade. Inseridos nesse contexto social contemporâneo, o ensino e a aprendizagem de inglês e a formação de professores de línguas estrangeiras (LE) não podem se apartar das mudanças nos paradigmas educacionais que vêm se (re)construindo na virtualidade. Neste artigo, buscamos refletir, no papel de professoras colaboradoras da Universidade Estadual Paulista, ligadas aos Centros de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) e ao Programa de Línguas Estrangeiras da Unesp (PLEU), sobre nossas experiências de ensino on-line de inglês e na formação inicial e continuada de professores de LE nos referidos programas. A partir da construção de sentidos sobre as nossas vivências, no recorte temporal do ano de 2024 e do primeiro quadrimestre de 2025, e na análise de dados métricos de nossa atuação nesse período,  problematizamos as ações que desenvolvemos no escopo da extensão e da internacionalização da universidade. Reconhecemos que o alcance de nossa atuação se potencializa com a mediação das tecnologias, bem como se relaciona, diretamente, com as demandas de aprimoramento método-tecnológico para professores de LE na contemporaneidade.

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References

AUTOR 3 (2019) - suprimido para garantir a não identificação.

AUTOR 3 (2021) - suprimido para garantir a não identificação.

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Published

2025-11-18

How to Cite

MORAES-CARUZZO, Vivian Nádia Ribeiro; NAKANISHI, Débora Spacini; KANEKO-MARQUES, Sandra Mari. EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS DE ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS DE EXTENSÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 25, n. 2, p. 61–79, 2025. DOI: 10.35572/rle.v25i2.6539. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6539. Acesso em: 5 dec. 2025.

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