O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

O ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 9º ANO

Autores

Palavras-chave:

Leitura., Livro didático, Letramento literário, Português: linguagens

Resumo

O texto literário se faz presente em nossas vidas de diversas formas, especialmente no contexto escolar, onde recebe destaque nas atividades pedagógicas, em conformidade com o currículo e os documentos normativos atuais. No entanto, a inadequação dos materiais didáticos aos objetivos de ensino é um desafio significativo para o estudo do texto literário no Brasil. Diante disso, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa-descritiva, documental e bibliográfica, tem como objetivo analisar uma proposta de atividade de compreensão e interpretação do texto literário. A análise é fundamentada nas diretrizes do ensino de literatura presentes na BNCC (2018) e nos estudos de Cosson (2015; 2022). A atividade analisada faz parte da obra Português: Linguagens (Cereja; Vianna, 2022). O estudo busca verificar se a proposta atende às orientações oficiais para o ensino, contribuindo para o letramento literário dos alunos. Os resultados indicam tanto convergências quanto divergências entre a atividade e as orientações oficiais, sendo as divergências mais prevalentes na proposta analisada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Luena Correia Martins, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Letras e especialista em ensino de língua portuguesa pela Universidadade Estadual do Ceará. Professora vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Gustavo Henrique Viana Lopes, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em letras e especialista em ensino de língua portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará. Graduado em Letras também pela Universidade Estadual do Ceará. Professor de língua portuguesa vinculado à Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Matriz de referência de língua portuguesa. Brasília: MEC, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

CEREJA, W.; VIANNA, C. D. Português: linguagens: 9º ano São Paulo: Saraiva, 2022.

COLOMER, T. Andar entre livros: A leitura literária na escola. In: Fundação Nacional de Livro Infantil e Juvenil. Nos caminhos da literatura. São Paulo: Peirópolis, 2008. p. 16-24.

COSSON, R. Letramento literário: uma localização necessária. Letras & Letras. Uberlândia, v. 31, n. 3, 173-187. 2015.

COSSON, R. Como criar círculos de leitura na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2018.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2022.

NASCIMENTO, D. V. K. Livro didático e leitura literária nos anos finais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 19, n. 1, 119-145, 2019.

OLIVEIRA, A. S. Adequações e inadequações de um livro didático para a formação do leitor literário. A cor das letras. Feira de Santana, v. 24, n. 3, 68-85, 2023.

SANTOS, D. S. Leitura literária em Foco: uma análise da proposta de leitura no livro didático "Araribá Conecta: Português" do 8º ano do ensino fundamental. 2024. Trabalho de conclusão de curso (especialização em ensino de língua portuguesa: teorias e práticas de ensino de literatura e produção textual). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2024.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1985.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1991.

ZILBERMAN, R. Teoria da Literatura I. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.

Downloads

Publicado

06-01-2026

Como Citar

MARTINS, Karla Luena Correia; LOPES, Gustavo Henrique Viana. O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL : O ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 9º ANO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 25, n. 1, p. 107–126, 2026. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6402. Acesso em: 7 jan. 2026.