ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA COM O GÊNERO CONTO

UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Autores

Palavras-chave:

Letramento literário. Detentos. Machado de Assis.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma prática pedagógica voltada ao ensino de leitura literária. A experiência foi realizada com uma turma de alunos privados de liberdade do 3º ano do ensino médio da EEEFM Nelson Mandela, em Viana-ES. A prática consistiu em seis aulas de uma hora, desenvolvendo atividades focadas no letramento literário, na experiência significativa com a literatura, na formação do hábito de leitura, no aprimoramento da criticidade e na formação humana. A metodologia adotada foi a Sequência Básica, descrita na obra Letramento Literário: teoria e prática de Cosson (2014), que sistematiza a leitura literária em quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Como material de estudo, utilizou-se o Conto de Escola, de Machado de Assis, uma narrativa curta e intensa, escolhida por seu diálogo com a vivência dos estudantes. A experiência proporcionou avanços significativos na leitura literária e na produção textual dos alunos, evidenciados pela elaboração de novos desfechos para o conto, demonstrando maior criticidade e criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, Machado de. Conto de escola. Várias Histórias: conto, volume 8. I ed, São Paulo: IBEP, 2011.

ASSIS, Machado de. O enfermeiro. Várias Histórias: conto, volume 8. I ed, São Paulo: IBEP, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura. São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-9, set. 1972

CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004.

CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

CORTÁZAR, Julio. “Alguns aspectos do conto”. In: Valise de Cronópio. Trad.: Davi Arriguci Jr e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2013.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

DALVI, Maria Amélia, REZENDE, Neide Luiza de, JOVER-FALEIROS, Rita. Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Ed. Parábola, 2013.

ECKERLEBEN, Bruna Carolina. O conto em língua portuguesa em sala de aula: uma aposta positiva. Universidade Federal da Fronteira do Sul - UFFS: Cerro Largo, 2014.

FRANÇA, Eduardo. Melo. Poe, Cortázar e um contraponto: Machado de Assis. Ressalvas sobre uma (possível) teoria do conto. Remate de Males, Campinas, SP, v. 28, n. 2, p. 251–266, 2010. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636305.>. Acesso em: 09 jan. 2025.

FREGONEZI, Durvali Emílio. A formação do leitor: objetivos e estratégias de leitura. Revista de Letras. Paraná. N. 24 - Vol. 1/2, p. 29-33, 2002.

FREITAS, Ernani Cesar de & PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. 3º ed., São Paulo: Editora Contexto, 2010.

PORTO, Luana Teixeira. O conto na visão crítica de Júlio Cortázar: atenção à criação literária, lugar de destaque para o leitor. Revista Estação Literária. Londrina, Volume 14, p.111-120. dez. 2015.

SANTOS, Sonia Alves Cunha. Diferentes concepções de leitura literária de professores do ensino fundamental e médio com e sem formação universitária. Congresso de leituras do Brasil. 2009.

SARAIVA, Juracy Ignez Assmann. “A sedução das narrativas aplicada ao estudo de contos machadianos”. In: BARBOSA, Valéria Koch; SCHNEIDER, Simone Daise (Orgs.). Linguagem, sociedade e interação: reflexões teórico-práticas. Novo Hamburgo: Feevale, 2007, p.171-184.

TERRA, Ernani. Leitura do texto literário. São Paulo: Contexto, 2014.

Downloads

Publicado

06-01-2026

Como Citar

TEIXEIRA, Sílvia Costa Lima; BARBOSA, Adriana da Costa. ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA COM O GÊNERO CONTO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 25, n. 1, p. 44–63, 2026. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6343. Acesso em: 7 jan. 2026.