MULTIMODALIDADE:
TRILHA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL UTILIZANDO O PADLET COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Resumo
Este artigo visa apresentar a proposição de uma atividade didática denominada de trilha de leitura e produção textual, elaborada para alunos do 1° Ano do
Ensino Médio, utilizando o Padlet (mural interativo) como cenário virtual de aprendizagem, visando a ampliação do repertório leitor de textos explicitamente multimodais, com foco na leitura das modalidades de produção de sentidos – linguagem verbal e modalidades
visuais – que estruturam/organizam o gênero textual meme em sua relação de complementariedade na construção do sentido global do texto. Partindo da proposição de que todo texto é multimodal, a elaboração da trilha tem como base teórica a Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2008) e o estudo Práticas de letramento multimodal em sala de aula (OLIVEIRA, 2016), tecendo diálogos com pesquisadores como Pinheiro (2015), Rojo e Barbosa (2015), Ribeiro (2021). Como resultado, o diálogo teórico fundamentou
a seleção de memes da Monalisa sobre o período da pandemia da Covid-19 e a elaboração da trilha de leitura e produção textual tendo como objetivo de aprendizagem verificar como os recursos semióticos presentes em um texto constroem conjuntamente os significados sociais a partir na análise dos modos de organização dos textos e dos recursos interacionais utilizados pela comunicação visual
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Referências
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