LEITURA E ENSINO DE LITERATURA:
REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA VIVENCIADA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho reflete sobre o ensino de literatura e a formação de leitores no ensino médio com base na proposta de letramento literário (COSSON, 2018) e nos
pressupostos da Estética da Recepção e do Efeito (ISER, 1996; JAUSS, 1994). A experiência da qual decorrem as nossas reflexões foi realizada em uma escola estadual da Paraíba e envolveu o trabalho sistemático com a leitura de dez textos literários que tematizam a diversidade amorosa. Neste artigo, atemo-nos apenas ao conjunto de procedimentos aplicados à leitura do conto ―...Crime perfeito não deixa suspeito‖ (2006), de Antonio de Pádua Dias da Silva, momento em que houve o aprofundamento da reflexão sobre as configurações das relações sexuais e afetivas não apenas como objeto de representação literária, mas também como práticas subjetivas exercidas no contexto sociocultural em que os estudantes estão inseridos.
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Referências
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