A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL E A PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR LEITOR

Autores

  • Fabíola Mônica da Silva Gonçalves Universidade Estadual da Paraíba
  • Angela Maria Ferreira Sousa Universidade Estadual da Paraíba
  • Maria Elizabete dos Santos Universidade Estadual da Paraíba
Palavras-chave: Professor leitor. Leitura literária. Temática étnico-racial. Formação inicial e continuada.

Resumo

Este artigo teve como objetivo retratar parte da vivência de uma formação do professor leitor. Assim, consistiu em realizar rodas de leitura com a finalidade de expor e debater coletivamente o processo comunicativo veiculado nos textos literários sobre a temática étnico-racial, abordados nas atividades planejadas para o trabalho durante os encontros no âmbito virtual. A
metodologia empregada foi do tipo pesquisa de intervenção. Contou com dezessete participantes naturais de estados brasileiros, uma coordenadora e cinco tutoras de leitura. Os encontros aconteceram na plataforma do Google Meet, com frequência quinzenal, no período de março a novembro de 2021.Sobre os resultados e as discussões, em linhas gerais, observaram-se engajamento dos participantes nas atividades propostas, trocas de saberes oportunizadas nas rodas de conversa, nos encontros pelo Google Meet,
sobre as leituras prévias das obras. Também constataram-se satisfação e prazer demonstrados pelos participantes por integrarem a referida formação. Contudo, observou-se que a caminhada com situações
de leitura de textos literários na formação do professor inicial e continuada ainda se faz longa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. O problema do autor. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 173-192. (Coleção Biblioteca Universal)

BELÉM, Valéria. O cabelo de Lelê. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.

BORTOLANZA, Ana Maria Esteves. A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores. Horizontes - Revista de Educação, 2(3), p. 35-48, 2015. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3047. Acesso em: 11 jul. 2022.

BRASIL. Lei no 14.040, de 18 de agosto de 2020. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14040.htm. Acesso em: 15 jul. 2022.

DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Renato Siqueira; CASTRO, Rafael Fonseca de; DARIZ, Marion Rodrigues; PINHEIRO, Silvia Siqueira. Discutindo pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel. Pelotas [45], 57-63, maio/ago. 2013.

DEBUS, Eliane Santana Dias; VASQUES, Margarida Cristina. A linguagem literária e a pluralidade cultural: contribuições para uma reflexão étnico-racial na escola. Conjectura, v. 14, n. 2, maio/ago. 2009.

DIAS, Lucimar Rosa. Cada um com seu jeito, cada jeito é de um. Campo Grande, MG: Editora Alvorada, 2012.

FERREIRA, João Rydllem Alcântara. Formação docente e a inclusão das relações étnico-raciais na educação básica. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-8,2021. Disponível em:

https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6021/5447. Acesso em: 12 jul. 2022.

FERRÉZ. Amanhecer Esmeralda. São Paulo: Editora DSOP, 2014.

FRANÇA, Rodrigo. O pequeno príncipe preto. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2020.

FURTADO, Maria Cristina. Pretinho, meu boneco querido. São Paulo: Editora Brasil, 2009.

GONÇALVES, Fabíola Mônica da Silva. Práticas de leitura de contos étnico-raciais na formação inicial do professor leitor. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, Paraná - Brasil. v. 17, e2117690, p. 01-13, 2021. Disponível em:

https://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/17690. Acesso em: 11 jul. 2022.

GONÇALVES, Fabíola Mônica da Silva; FERREIRA, Sandra Patricia Ataíde. Sentidos produzidos por professoras alfabetizadoras sobre a aprendizagem do ensino da leitura no contexto do PNAIC. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 24, n. 1, p. 11-27, mar. 2019.

GONÇALVES, Fabíola Mônica da Silva; FERREIRA, Sandra Patricia Ataíde. A formação continuada do professor alfabetizador e o processo de ensino-aprendizagem na leitura do PNAIC. In: SALVINO, Francisca Pereira; ROCHA, Vagda Gutemberg Gonçalves (Org.). Currículo e formação docente: múltiplos diálogos. 1. ed. Curitiba, Appris, 2018. p. 43-66.

KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça. Desvelando os segredos do texto. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

MARCHESAN, Ani Carla; BORSA, Matheus Eduardo; MUELLER, Marina. O gênero conto para a promoção da consciência racial e para o estímulo da leitura e da escrita: uma experiência extensionista. Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN 1807- 0221

Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 68-82, 2021. Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/73092/45996. Acesso em: 11 jul. 2022.

RUIZ, Tulipa. A menina das estrelas. São Paulo: Kidsbook – Itaú, 2017.

SILVA, Ezequiel Theodoro da Silva. Formação de leitores literários: o professor leitor. In: SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, José Castilho; RÖSING, Tânia M. K. (Orgs.). Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. 1. ed. São Paulo: Global, 2009. p. 23-36.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado em

30 de agosto de 2022

Como Citar

GONÇALVES, F. M. da S. .; SOUSA, A. M. F. .; SANTOS, M. E. dos . A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL E A PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR LEITOR. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 2, p. 115–127, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/5036. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Dossiê