“AS MENINAS” NAS JANELAS DIGITAIS:

UMA EXPERIÊNCIA POÉTICA NA SALA DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Albaneide Maria da Silva Félix Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Claudenice da Silva Souza Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Palavras-chave: Poesia infantil. Formação leitora. Meios digitais.

Resumo

O presente artigo volta-se para uma experiência desenvolvida nas salas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de diferentes leituras do poema “As meninas”, de Cecília Meireles, realizada no primeiro semestre do corrente ano (2021). Nosso objetivo principal é incentivar práticas docentes, que proporcionem às crianças o gosto pela leitura nessa modalidade de ensino. Acreditamos que a
poesia infantil tem importante papel na formação do leitor, especialmente, em salas de alfabetização quando abordada numa perspectiva interativa, que valoriza a voz dos leitores. Esta análise fundamenta-se nos estudos das práticas docentes de leituras nas
aulas remotas. Para tanto, nos embasamos nos pressupostos teóricos definidos, especialmente, por Jauss (1979), Aguiar e Bordini (1988) e de Pinheiro (2018 e 2020). A pesquisa vem possibilitando reflexões sobre as práticas de leituras com poemas
infantis a partir dos meios digitais, nesse momento particular da história, com as aulas remotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de (Coord.). Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001

______, Vera Teixeira; BORDINI, Maria da Glória. Literatura – a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

ARAÚJO, Alexsandra de Melo; TAVARES, Márcia; NASCIMENTO, RisoneideRibeiro do. CB TeCle. Meio digital: aspectos de mediação na construção de sentidos presentes na contação de histórias em língua de sinais. In. Línguas na Formação Técnica e Tecnológica, São Paulo, V. 1, n. 1, p. 195-208. 2020. Disponível em:

https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/issue/view/v.1%2Cn.1%20%282020 %29 Acesso em: 29 de agosto, 2021.

BORDINI, Maria da Glória. Poesia Infantil. São Paulo: Editora Ática, 1986.

FÉLIX, Albaneide Maria da. Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula. 202. 148F. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) -- Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2021.

JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor: texto de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia: aproximações e distinções. In: Fórum: Interação, Metalinguagem, Interpretação. Galáxia, n 4, 2002. Disponível em:

https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1289 Acesso em: 29 de agosto, 2021.

MEIRELES, Cecília. Crônicas de educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Fundação Biblioteca Nacional, 2001.

______, Cecília. Ou isto ou aquilo. Ilustração Odilon Moraes. 7. ed. São Paulo: Global, 2012.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.

_______, Hélder. O preço do jumento: poesia em contexto de ensino. Campina Grande: EDUFCG, 2020.

REGO. Teresa Cristina. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

Downloads

Publicado em

20 de dezembro de 2021

Como Citar

SILVA FÉLIX, A. M. da .; SILVA SOUZA, C. da . “AS MENINAS” NAS JANELAS DIGITAIS:: UMA EXPERIÊNCIA POÉTICA NA SALA DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 131–141, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4599. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Dossiê