LEITURA INFERENCIAL:

UMA ABORDAGEM NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Carmem Lúcia da Cunha Rocha Universidade Federal do Piauí-UFPI
Palavras-chave: Inferências. Leitura. Ensino.

Resumo

leitura e inferência são práticas significativas que podem ser exploradas no ensino da compreensão textual. Por conta disso, este trabalho objetiva verificar a realização de inferências feitas por dez alunos do ensino fundamental, a partir da leitura do texto “ELA”, de Martha Medeiros, analisando quais inferências esses alunos utilizam para compreenderem a ideia central do texto. A partir das análises, foi constatado que os estudantes realizaram inferências dos tipos: local, global, controlada e automática, bem como recorreram ao uso de conhecimentos prévios, crenças, motivações, atribuídas à leitura do texto ELA. Teoricamente, dialogamos com Kintsch e Rawson (2013), Kleiman (1996, 1995, 2009, 2008), Solé (1998), Coscarelli (2002), Marcuschi (1885,1989), Martins (2012), Koch (2007, 2002),
Campos (2009), e outros.

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Publicado em

30 de dezembro de 2012

Como Citar

CUNHA ROCHA, C. L. da . LEITURA INFERENCIAL:: UMA ABORDAGEM NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 3, p. 29–40, 2012. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4575. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Dossiê