RABISCANDO SENTIDOS NO LIVRO ILUSTRADO PARA JOVENS:

ANÁLISE DA OBRA RABISCOS, DE LUÍS DILL E FERNANDO VILELA

Autores

  • Clarice Clarice Lottermann Programa de Pós-Graduação em Letras - UNIOESTE
  • Severino Rodrigues Instituto Federal de Pernambuco - Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Literatura juvenil. Paratextos. Livro ilustrado. Luís Dill. Fernando Vilela.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a obra Rabiscos, de Luís Dill (texto) e de Fernando Vilela (desenhos, como presente na capa) à luz dos paratextos, de Gerárd Genette, e das análises acerca do livro ilustrado, de Sophie Van der Linden. Nesse sentido, este trabalho dialoga com os estudos sobre a literatura juvenil contemporânea e das possibilidades de construção de sentidos para além do texto literário pensado em seu caráter estritamente linguístico. Analisando a obra supracitada, verifica-se que a leitura ultrapassa o texto verbal, coloca-se em jogo com os desenhos de Fernando Vilela e recai na materialidade do próprio livro físico, apresentado como uma caderneta tal qual a caderneta para rabiscar que o narrador adolescente da história tem em mãos.

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Referências

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Publicado em

8 de novembro de 2024

Como Citar

CLARICE LOTTERMANN, C. .; RODRIGUES, S. . RABISCANDO SENTIDOS NO LIVRO ILUSTRADO PARA JOVENS:: ANÁLISE DA OBRA RABISCOS, DE LUÍS DILL E FERNANDO VILELA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 1, p. 113–127, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3696. Acesso em: 26 dez. 2024.

Seção

Dossiê