UMA QUESTÃO DELICADA: A QUALIDADE DOS LIVROS LITERÁRIOS INFANTIS SOB O OLHAR DAS CRIANÇAS

Autores

  • Maria Elisa de Araújo Grossi Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG
  • Maria Zélia Versiani Machado Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Qualidade estética. Livro Infantil. Criança leitora.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Doutorado que teve como foco analisar elementos destacados por crianças do 1° Ciclo na leitura compartilhada de livros considerados Altamente Recomendáveis pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
(FNLIJ). Como metodologia de pesquisa, desenvolvemos conversações literárias com 25 crianças, divididas em grupos de 4 ou 5 leitores, tendo como referência a dinâmica do Círculo de Leitura (DANIELS & STEINEKE, 2004; COSSON, 2014) e o enfoque Dime (CHAMBERS, 2007), que estimulam o leitor a falar de suas leituras e a compartilhar as suas ideias com o outro. O artigo focaliza a polêmica e complexa questão da qualidade de uma obra literária sob a perspectiva das crianças. A interação com os pequenos leitores sobre os livros premiados revelou aspectos das escolhas críticas que fazem, possibilitando que se reunissem elementos para a reflexão mais ampla sobre a formação de leitores e a importância das mediações.

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Publicado em

8 de novembro de 2024

Como Citar

GROSSI, M. E. de A. .; MACHADO, M. Z. V. . UMA QUESTÃO DELICADA: A QUALIDADE DOS LIVROS LITERÁRIOS INFANTIS SOB O OLHAR DAS CRIANÇAS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 1, p. 44–58, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3692. Acesso em: 26 dez. 2024.

Seção

Dossiê