MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ORALIDADE EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA DESTINADOS A BRASILEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14580085
Palavras-chave: Materiais didáticos, Ensino de oralidade, Espanhol como língua estrangeira, Aprendizes brasileiros

Resumo

Considerando a falta de materiais gratuitos de espanhol como língua estrangeira na rede pública escolar brasileira (Brasil, 2019), Ribeiro (2024) sugere um modelo para o desenvolvimento de sequências de atividades didáticas que veiculam o ensino comunicativo de pronúncia (Celce-Murcia et al., 2010) como uma possível alternativa para o tratamento da oralidade em sala de aula. Neste artigo, objetivamos demonstrar como duas dessas sequências de atividades podem servir de apoio às aulas de oralidade em língua espanhola. Para isso, descrevemos e analisamos cada etapa dos materiais didáticos desenvolvidos. A primeira sequência de atividades trata de segmentos vocálicos, a partir dos fenômenos de neutralização das átonas finais e da nasalização, característicos do português brasileiro. Já a segunda sequência aborda os segmentos consonantais /s/ e /θ/, através dos fenômenos do seseo, do ceceo, da aspiração e do apagamento de /s/ final, característicos do espanhol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 27 jun. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.161. Dispõe sobre o ensino da língua espanhola. 2005. (Revogada.)

BRASIL. Lei nº 13.415. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm Acesso em: 23 mar. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em: 23 mar. de 2023.

BRASIL. Edital de Convocação Nº 03/2019 – CGPLI. Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas, Literárias e Recursos Digitais para o Programa Nacional Do Livro e do Material Didático - PNLD 2021. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/consultas-editais/editais/edital-pnld-2021/EDITAL_PNLD_2021_CONSOLIDADO_13__RETIFICACAO_07.04.2021.pdf Acesso em: 26 out. 2023.

BRISOLARA, L. B. El sistema vocálico del español y del portugués. In: BRISOLARA, L. B.; SEMINO, M. J. I. ¿Cómo pronunciar el español?La enseñanza de la fonética y la fonología para brasileños: ejercicios prácticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016a. p. 41-54

BRISOLARA, L. B. El sistema consonántico del español y del portugués. In: BRISOLARA, L. B.; SEMINO, M. J. I. ¿Cómo pronunciar el español?La enseñanza de la fonética y la fonología para brasileños: ejercicios prácticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016b. p. 55-74.

CÂMARA JR., J. M. Estrutura da língua portuguesa.35ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1970

CELCE-MURCIA, M.; BRINTON, D. M.; GOODWIN, J. M.; GRINER, B. D. Teaching pronunciation: a course book and reference guide. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

COIMBRA, L; CHAVES, L. S; BARCIA, P. L. Cercanía Joven. Vol. 1. 1ª ed. São Paulo: Edições SM, 2013a.

COIMBRA, L; CHAVES, L. S; BARCIA, P. L. Cercanía Joven. Vol. 2. 1ª ed. São Paulo: Edições SM, 2013b.

COIMBRA, L; CHAVES, L. S; BARCIA, P. L. Cercanía Joven. Vol. 3. 1ª ed. São Paulo: Edições SM, 2013c.

DARIUSZSANKOWSKI. Óculos Livro Telefone. Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/%C3%B3culos-livro-telefone-iphone-1052023/ Acesso em: 21 set. 2024.

ESTUDIAR CON MANU. No me gusta nada y no sé qué estudiar ¿Cómo decidir? Mira esto sí o sí. YouTube, 05 de março de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KQh72MsfBG4 Acesso em: 21 dez. 2023.

ERNESTOESLAVA. Mariachi México Baja California. 19 de setembro de 2017. Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/mariachi-m%C3%A9xico-baja-california-2770114/ Acesso em: 21 set. 2024.

GCF APRENDELIBRE. Cómo elegir una carrera profesional | Educación superior. YouTube, 04 de março de 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-K01ZOZtyjU Acesso em: 20 dez. 2023.

GUILDFORDGLEN. Ai Gerado Dia Dos Mortos Crânio. 15 de maio de 2023. Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/ai-gerado-dia-dos-mortos-7990279/ Acesso em: 21 set. 2024.

GQSpain. Pedro Almodóvar: mis mejores películas | GQ España. YouTube, 18 dez. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-Vl9nv_KBmE Acesso em: 20 jan. 2024.

HUALDE, J. I.; OLARREA, A.; ESCOBAR, A. M.; TRAVIS, C. E. Introducción a la lingüística hispánica. 2ª ed. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2010.

KAROL G. KAROL G, Shakira - TQG (Official Video). YouTube, 24 fev. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jZGpkLElSu8 Acesso em: 22 jan. 2024.

MARTIN, I. Síntesis: curso de lengua española. Vol. 1. São Paulo: Editora Ática, 2011a.

MARTIN, I. Síntesis: curso de lengua española. Vol. 2. São Paulo: Editora Ática, 2011b.

MARTIN, I. Síntesis: curso de lengua española. Vol. 3. São Paulo: Editora Ática, 2011c.

PINHEIRO-CORREA, P.; LAGARES, X. C.; ALONSO, C.; SANTOS, L. R.; GARBERO, M. F. Confluencia. Vol. 1. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2016a.

PINHEIRO-CORREA, P.; LAGARES, X. C.; DIB, A. V.; ALONSO, C.; GARBERO, M. F. Confluencia. Vol. 2. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2016b.

PINHEIRO-CORREA, P.; LAGARES, X. C.; DIB, A. V.; ALONSO, C.; GARBERO, M. F. Confluencia. Vol. 3. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2016c.

QUILIS, A. Principios de fonología y fonética españolas. Madri: Arco Libros, 1997.

RIBEIRO, A. Oralidade em espanhol como língua estrangeira: o ensino de pronúncia em livros didáticos destinados a aprendizes brasileiros. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande. 2024. Disponível em: https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/6c4408b9ff168a6bc89829a62ed5e942.pdf Acesso em 26 nov. 2024.

RIO GRANDE DO SUL. Projeto de Emenda Constitucional nº 270, de 2018. Acrescenta parágrafo ao art. 209 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://www.al.rs.gov.br/legislativo/ExibeProposicao.aspx?SiglaTipo=PEC&NroProposicao=270&AnoProposicao=2018&Origem=Dx Acesso em: 23 set. 2024.

YOUSAFBHUTTA. Formulários Televisão Assistindo. Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/formul%C3%A1rios-televis%C3%A3o-assistindo-7025904/ Acesso em: 21 set. 2024.

Downloads

Publicado em

30 de dezembro de 2024

Como Citar

RIBEIRO, A.; BRISOLARA, L. MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ORALIDADE EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA DESTINADOS A BRASILEIROS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 3, p. 67–84, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14580085. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3549. Acesso em: 8 jan. 2025.

Seção

Dossiê