TRABALHO DIDÁTICO COM TEXTO LITERÁRIO E VISIBILIDADE AFRO-LATINA NAS AULAS DE E/LE

REFLEXÕES SOBRE NOSSA EXPERIÊNCIA NO IFRJ

Autores

  • Paula Fernanda Vicente Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de E/LE. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio Integrado. Literatura de autoria negra. Antirracismo.

Resumo

O ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) ministrado na esfera da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é particularmente atravessado por visões restritas acerca de suas finalidades. Somado a isso, temos uma educação fortemente marcada pelo racismo epistêmico e pela naturalização das vozes dominantes. No presente artigo, tomaremos como base uma atividade desenvolvida com turmas de 1º ano do Ensino Médio Integrado do IFRJ, a fim de pensarmos os desafios enfrentados na busca por uma formação humana integral, comprometida com a visibilidade de identidades historicamente secundarizadas. Esta atividade tem como cerne o texto literário e a predominância de mulheres afro-latinas, o que nos levará a questionar, sobretudo, dois (não) lugares: o da literatura nas aulas de língua espanhola e o das produções de autoria negra. Situando mulheres negras como sujeitos do conhecimento, refletiremos sobre aprendizagem antirracista de E/LE e seus impactos na formação crítica e afirmativa dos estudantes.

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Publicado em

30 de agosto de 2020

Como Citar

ROSA, P. F. V. . TRABALHO DIDÁTICO COM TEXTO LITERÁRIO E VISIBILIDADE AFRO-LATINA NAS AULAS DE E/LE: REFLEXÕES SOBRE NOSSA EXPERIÊNCIA NO IFRJ. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 237–256, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3430. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Dossiê