NAS TRAMAS DO NHANDUTI
TECENDO A IGUALDADE DE GÊNERO NUM INSTITUTO FEDERAL DE FRONTEIRA
Resumo
Este artigo trata da análise de textos produzidos no contexto do ensino médio integrado, em razão da participação em um concurso nacional voltado para a temática da igualdade de gênero. Tais textos configuraram-se como produto final de uma oficina elaborada especialmente para repertoriar os estudantes nesse processo. Nosso objetivo, aqui, é perceber por meio da análise documental, de cunho,q alitativo, como os textos dessas/es alunas/os-autoras/es deixam entrever a apropriação de um discurso em favor à igualdade de gênero e de combate à violência contra a mulher. Para isso, apoiamo-nos nas leituras sobre multiletramentos, somadas às leituras do campo das teorias de gênero, com as quais buscamos dialogar num movimento analítico que tem como ponto de partida os textos produzidos pelas/os alunas/os. Os resultados apontam para a problematização sobre o silenciamento acerca da violência sofrida, bem como de sua naturalização, o que contribui para a culpabilização da vítima. Além disso, ficaram evidentes aspectos da interculturalidade local e a desconstrução de estereótipos generificados.
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