A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO LINGUÍSTICA NA POLÍTICA
POLIFONIA E BLOCOS SEMÂNTICOS NAS CHARGES E TWEETS DURANTE AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2022
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14037548%20Resumo
Este trabalho objetiva analisar diferentes fenômenos semântico-argumentativos e enunciativos no suporte twitter/X e em charges acerca das eleições presidenciais de 2022. Como aporte teórico, contou-se com a perspectiva da Teoria da Argumentação na Língua, de Ducrot e colaboradores (1987; 1988), os estudos sobre a polifonia enunciativa, a partir de Ducrot (1987;1988), além dos estudos sobre os blocos semânticos, propostos por Carel e Ducrot (2005). Em relação à metodologia, a investigação realizada foi de natureza qualitativa, de cunho descritivo e interpretativista. Os dados foram coletados na rede social twitter/X, bem como em redes sociais, que publicaram charges com temática política. Constatou-se, como principais resultados, que as orientações argumentativas geradas nos enunciados se deram a partir dos blocos de significação mapeados, além de ter sido possível analisar o posicionamento enunciativo dos locutores, em diferentes fenômenos polifônicos.
Downloads
Referências
ANSCOMBRE, Jean-Claude. Auteur d’une définition linguistique des notions de voix collective et de on-locuteur. In: Recherches Linguistique, n. 31, p. 29-64, 2010.
ANSCOMBRE, Jean-Claude. Verbes d’activité de parole, verbes de parole et verbes de dire: des catégories linguistiques?. In: Langue française, n. 186, p. 103-122, 2015.
ANSCOMBRE, Jean-Claude; DUCROT, Oswald. La argumentación en la lengua. Tradução: Julia Sevilha e Martha Tordesillas. Madrid: Editora Gredos, 1994.
BASTOS, Ana Carolina Vieira; NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. A contribuição da teoria da argumentação na língua, de Oswald Ducrot e colaboradores, para os estudos da argumentação. In: PIRIS, E. L; GRÁCIO, R. L. (orgs.) Introdução às Teorias da Argumentação. 1ª ed. São Paulo: 2023. p. 269 - 304.
NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia. In: Letras de Hoje, Porto Alegre, V. 50, N. 3, p. 342 – 351. jul – set./2015.
ADELINO, Francisca Janete da Silva; NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. Teoria da Argumentação na Língua. Diálogo com Oswald Ducrot. IN: HELENO, Edilane do Amaral... [et al.]. A Pesquisa na Universidade Necessária.1ª Edição. João Pessoa: Editora UFPB, 2021 p. 100-111.
BAKHTIN, M. Os gêneros discursivos. In: Bakhtin. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979], pp. 279-303.
CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. La semántica argumentativa: una introducción a la teoría de los bloques semánticos. Buenos Aires: Colihue, 2005.
CAREL, Marion. L’Entrelacement argumentatif. Lexique, discours et blocs sémantiques. Paris: Éditions Honoré Champion, 2011.
DELANOY. C. P. As relações entre aspectos argumentativos: os conceitos de conversão, reciprocidade e transposição. In: BEHE, L; CAREL. M.; DENUC. C.; MACHADO. J. C. (orgs.). Curso de Semântica argumentativa. São Carlos : Pedro & João Editores, 2021. p. 105- 114.
DUCROT, Oswald. O dizer e o dito: revisão técnica da tradução Eduardo Guimarães. Campinas: Pontes, 1987.
DUCROT, Oswald. polifonía y Argumentación: Conferencias del Seminario Teoría de la Argumentación y Análisis del Discurso. Cali: Universidad del Valle, 1988.
GOMES, L.; LEBLER, C. D. C. Os conceitos de aspecto (normativo e transgressivo) e de argumentação (interna e externa). In: BERRE, Louise; CAREL, Marion; DENUC, Corentin; MACHADO, Julio Cesar (org.). Curso de semântica argumentativa. 1. ed. São Paulo: Pedro e João Editores, 2021. p. 89-103.
KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. 10ª edição. São Paulo: Contexto, 2010.
KOCH, I. G. V. A coesão textual. São Paulo: contexto, 1999.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à Lingüística Textual. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
ROMAN, Artur Roberto. O conceito de polifonia em Bakhtin - o trajeto polifônico de uma metáfora. Letras, Curitiba, n. 41-42, p. 207-220, 1992-93, Editora da UFPR.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.