SELEÇÃO LEXICAL DE TEXTOS MOTIVADORES EM PROPOSTAS TEMÁTICAS DA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13720898
Palavras-chave: Seleção lexical, Redação do Enem, Textos motivadores, Produção escrita, Abordagem temática

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de verificar os direcionamentos argumentativos revelados a partir da seleção lexical dos textos motivadores das propostas temáticas da prova de redação do Enem (edições 2021 e 2022). Desse modo, procuramos seguir uma linha teórica que compreendesse a seleção lexical enquanto mecanismo textual-analítico (Antunes, 2012; Cardoso, 2015; Neves, 2020; 2022). Metodologicamente, lançamos mão de uma pesquisa caracterizada como documental, qualitativa, interpretativo-descritiva e de método dedutivo, em diálogo com as contribuições dos estudos da Linguística Aplicada, da Lexicologia e da Linguística Textual. De modo geral, os resultados apontaram que as lexias encontradas nos textos motivadores analisados mostram-se como pontos de direcionamento para que o participante do exame, em primeiro lugar, consiga reconhecer as palavras e expressões que mais aludem e caracterizam a temática discutida; em segundo lugar, a seleção lexical utilizada nesses textos fornece pistas argumentativas que conduzem o candidato a uma reflexão sobre os pontos positivos, bem como os negativos da temática a ser dissertada. Sendo assim, a partir da análise realizada, percebemos que os textos motivadores contribuem para que o estudante identifique possíveis caminhos que podem ser trilhados textualmente, fazendo com que este não cometa uma possível fuga ao tema da redação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aline Rodrigues Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Graduada no curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente, membro do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP-UFCG). Desenvolveu pesquisas sobre o ensino do léxico na Educação Básica, analisando provas do Enem e critérios de avaliação de redação vestibulares. Tem interesse na área de Linguística, especialmente por temas que envolvem o léxico, ensino e formação docente.

Herbertt Neves, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Letras (Linguística) pela UFPE. Professor de Língua Portuguesa e Linguística na UFPE e na UFCG, na Graduação e na Pós-Graduação.

Referências

ANTUNES, I. Aspectos da coesão lexical na organização do texto escrito de comentário. 1992. 477 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Portuguesa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, 1992.

ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.

ANTUNES, I. Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2012.

BEZERRA, M. A. R.; NEVES, H. Análise de critérios contextuais para avaliação da seleção lexical em exames vestibulares. In: BARRETO FILHO, R. R.; NEVES, H. (orgs.). Análise da interação verbal: festschrift para Kazue Saito Monteiro de Barros. Campinas, SP: Pontes, 2022. p. 115-128.

BIDERMAN, M. T. C. Teoria linguística: linguística quantitativa e computacional. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001 [1978].

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2022: cartilha do participante. Brasília, 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Redação do Enem 2023: cartilha do participante. Brasília, 2023.

CARDOSO, E. de A. O léxico na sala de aula: da teoria à prática pedagógica. In: VALENTE, A. C. (Org.). Unidade e variação na língua portuguesa: suas representações. São Paulo: Parábola, 2015. p. 118-124.

CASTRO, M. L. S. Escolhendo palavras: seleção lexical e fatores que a condicionam. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 1, nº 1, p. 55-61, jan./jun, 2001.

KRIEGER, M. da G. Dicionário em sala de aula: guia de estudos e exercícios. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012.

MASCARENHAS, S. Metodologia científica. São Paulo: Pearson, 2018.

MENDES, E. A. de M. A avaliação da produção textual nos vestibulares e outros concursos: a questão da subjetividade. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 2, p. 435-458, jul. 2013.

NEVES, H. Argumentatividade das palavras: construção de aparato textual-interativo para o estudo do léxico e análise em textos do jornalismo recifense sobre as eleições de 2018. 2020. 259 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

NEVES, H. Notas sobre o funcionamento textual-interativo do léxico. In: BARRETO FILHO, R. R.; NEVES, H. (orgs.). Análise da interação verbal: festschrift para Kazue Saito Monteiro de Barros. Campinas, SP: Pontes, 2022. p. 47-62.

NEVES, H.; ALMEIDA, B. F.; FIGUEIREDO, D. N. M. de; OLIVEIRA, E. R. de; BEZERRA, M. A. R. Educação linguística e a pedagogia do léxico. In: SILVA, F. S. da; ROSALEN, M. (orgs.). Papo de Professores: práticas e reflexões na Língua Portuguesa. Santo André: V&V, 2023. p. 146-155.

PAIVA, V. L. M. de O. e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

POLGUÈRE, A. Lexicologia e semântica lexical: noções fundamentais. Tradução de Sabrina Pereira de Abreu. São Paulo: Contexto, 2018.

POTTIER, B. Linguística geral: teoria geral e descrição. Trad. de Walmírio Macedo. Rio de Janeiro: Presença, 1978.

SILVA, P. C. da. Seleção lexical em manchetes de páginas jornalísticas do Instagram sobre o tratamento da COVID-19. 2023. 59 f. Monografia de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, 2023.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado em

6 de setembro de 2024

Como Citar

RODRIGUES BEZERRA, M. A.; NEVES, H. SELEÇÃO LEXICAL DE TEXTOS MOTIVADORES EM PROPOSTAS TEMÁTICAS DA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 55–73, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13720898. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3045. Acesso em: 26 dez. 2024.

Seção

Fluxo contínuo