PRINCÍPIOS E PRÁTICAS ÉTICAS EM CURSOS DE EDUCAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS NA MODALIDADE EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14037898
Palavras-chave: Ética docente, Comitê de ética, Plágio

Resumo

Independentemente dos anos de profissão que cada um/a possui ou do nível de instrução já alcançado, professores/as e pesquisadores/as de línguas con-vivem, operam e agem em sociedade a partir de princípios éticos, sejam eles conscientes ou inconscientes, que orientam as práticas em sala de aula e na pesquisa. Assim, é urgente refletir sobre esses princípios e práticas por alunos/as em cursos de educação de professores/as de línguas na modalidade EaD. Neste artigo, tais princípios e práticas são organizados nos âmbitos tanto da sala de aula de graduação quanto da pesquisa. Sobre os princípios e práticas éticas de professores/as em pré-serviço em curso na modalidade EaD, entende-se que o compromisso com o aprendizado e a profissão é o principal princípio, o qual, por sua vez, demanda práticas éticas como: participar de atividades, coletivas ou individuais, propostas pelos/as docentes das disciplinas e o cuidado e zelo com a propriedade intelectual do outro. Em relação ao âmbito da pesquisa, os princípios de cuidado com o outro e contribuição social e acadêmica orientam práticas como: considerar a relevância do estudo; submetê-lo a um CEP, se aplicável, ou refletir sobre o escopo ético mesmo assim; dar os créditos aos/às autores/as citados/as, evitando incorrer em plágio. 

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Publicado em

4 de novembro de 2024

Como Citar

EGIDO, A. PRINCÍPIOS E PRÁTICAS ÉTICAS EM CURSOS DE EDUCAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS NA MODALIDADE EAD. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 196–208, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14037898. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3031. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Fluxo contínuo