PRINCÍPIOS E PRÁTICAS ÉTICAS EM CURSOS DE EDUCAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS NA MODALIDADE EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14037898
Palavras-chave: Ética docente, Comitê de ética, Plágio

Resumo

Independentemente dos anos de profissão que cada um/a possui ou do nível de instrução já alcançado, professores/as e pesquisadores/as de línguas con-vivem, operam e agem em sociedade a partir de princípios éticos, sejam eles conscientes ou inconscientes, que orientam as práticas em sala de aula e na pesquisa. Assim, é urgente refletir sobre esses princípios e práticas por alunos/as em cursos de educação de professores/as de línguas na modalidade EaD. Neste artigo, tais princípios e práticas são organizados nos âmbitos tanto da sala de aula de graduação quanto da pesquisa. Sobre os princípios e práticas éticas de professores/as em pré-serviço em curso na modalidade EaD, entende-se que o compromisso com o aprendizado e a profissão é o principal princípio, o qual, por sua vez, demanda práticas éticas como: participar de atividades, coletivas ou individuais, propostas pelos/as docentes das disciplinas e o cuidado e zelo com a propriedade intelectual do outro. Em relação ao âmbito da pesquisa, os princípios de cuidado com o outro e contribuição social e acadêmica orientam práticas como: considerar a relevância do estudo; submetê-lo a um CEP, se aplicável, ou refletir sobre o escopo ético mesmo assim; dar os créditos aos/às autores/as citados/as, evitando incorrer em plágio. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, dispõe sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm Acesso em: 18 jun. 2024.

CELANI, M. A. A. Questões de ética na pesquisa em Lingüística Aplicada. Revista Linguagem & Ensino, v. 8, n. 1, p. 101-122. 2005. https://doi.org/10.15210/rle.v8i1.15605

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução CONEP no 510/2016, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre normas em pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 07 abr. 2016.

______. O eu e o Outro: uma breve história da ética em pesquisa em Linguística Aplicada. 2019. 353 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.

EGIDO, A. A.; REIS, S. Procedimentos éticos em pesquisas em estudos da linguagem: possibilidades de adoção. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P.; OLIVEIRA, L. E.; FONSECA, A. L. S. B. (Org.). História, políticas, ética e epistemologia de área na formação docente. Campinas: Pontes, 2019. p. 103-124.

EGIDO, A. A. Concepts of Ethics in Applied Linguistics Research. Revista Horizontes em Linguística Aplicada, v. 19, n. 2, p. 118-136. 2020.

EGIDO, A. A. A perspectiva da ética tradicional: orientações para submissão de projeto de pesquisa. In: EGIDO, A. A.; NOVELLI, J. (Org.). Percursos metodológicos em Estudos da Linguagem: tipos, instrumentos e métodos. Goiânia: Scotti, 2022a. p. 14- 31.

EGIDO, A. A. A perspectiva da ética emergente: as relações humanas que as normativas de pesquisa não contemplam. In: EGIDO, A. A.; NOVELLI, J. (Org.). Percursos metodológicos em Estudos da Linguagem: tipos, instrumentos e métodos. Goiânia: Scotti, 2022b. p. 32-40.

EGIDO, A. A. Os rostos que ganham contornos: dilemas éticos por pesquisadoras de línguas. Revelli: Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas, v. 14, n. 1, p. 1-20. 2022c.

EGIDO, A. A. Ética docente: encarando possibilidades de violência e de humanidade com vistas a uma educação linguística. 2022d. 460 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Centro de Letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022d.

EGIDO, A. A.; BROSSI, G. C. Ethical dilemmas in language classrooms: questioning otherwise. Entretextos, v. 22, n. 1, p. 168-186. 2022.

EGIDO, A. A. Plágio. In EGIDO, A. A. A-Z de metodologia em pesquisa: estudos qualitativos, linguísticos e educacionais. São Luís: EDUFMA, 2024. p. 150-154.

ERTHAL, J. P. C.; CHAVES, L. A. A formação de professores na educação à distância: desafios e potencialidades no sul capixaba. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, n.11, dez. 2021. p. 218-242.

FAPESP. Código de boas práticas científicas. 2014. Disponível em: https://fapesp.br/boaspraticas/2014/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas.pdf Acesso em: 24 jun. 2024.

FERRAZ, D. M. Os sentidos de crítico na educação linguística: problematizando práticas pedagógicas locais. In: FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J. (Org.). Educação linguística em línguas estrangeiras. Campinas: Pontes, 2018. p. 33-61.

JORDÃO, C. M. Tradition and difference: can mainstream academic discourse in Applied Linguistics ever change? International Journal of Applied Linguistics, v. 25, n. 3, 2015. p. 422-425.

LEVINAS, E. Humanism Of The Other. Illinois: Board of Trustees of the University of Illinois, 1972.

LEVINAS, E. Violência do rosto. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

LEVINAS, E. Totalidade e infinito. 3. ed. Lisboa: Martinus Nijhoff, [1988] 2020.

MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R.; PESSOA, R. R. A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil: on being prepared to teach. D.E.L.T.A., v. 35, n. 3, 2019. p. 1-28.

MERLO, M. C. R.; FONSECA, C. O. Ética de pesquisa e relações de poder: reflexões decoloniais e provocações metodológicas em Linguística Aplicada. Raído, Campina Grande, v. v. 14, n. 36, p. 37–55, 2020. https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11714

MUNHOZ, A. T. M.; DINIZ, D. Nem tudo é plágio, nem todo plágio é igual: infrações éticas na comunicação científica. Argumentum, v. 3, n. 3, v. 1, jan./ jun. 2011.

PAIVA, V. L. M. O. Reflexões sobre ética e pesquisa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 1, p. 43-61, 2005.

PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics. In: DAVIES, A.; ELDER, C. (Org.). The Handbook of Applied Linguistics. Oxford: Blackwell Publishing, 2004.

REIS, S.; EGIDO, A. A. Ontologia, epistemologia e ética como determinantes metodológicos em estudos da linguagem. In: REIS, S. (Org.). História, Políticas e Ética na área profissional da linguagem. Londrina: EDUEL, 2017. p. 227-250.

REVISTA LEIA ESCOLA. Chamada para dossiê temático. Desenvolvimento da escrita e dos letramentos acadêmico e científico nos cursos de Letras - Espanhol na modalidade EAD. Organizadores: Emanuel de Abreu Silva, Joyce Palha Colaça e Laurênia Souto Sales. 2024. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C4iJbEgu1gk/?igsh=MTE0aDI2NzAyNXR2aQ%3D%3D Acesso em: 18 jun. 2024.

TELLES, J. A. “É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem!” Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Linguagem & Ensino, v. 5, n. 2, p. 91-116. 2002.

TÍLIO, R. Ensino crítico de língua: afinal, o que é ensinar criticamente? In: JESUS, D. M.; ZOLIN-VESZ, F.; CARBONIERI, D. (Org.). Perspectivas críticas no ensino de línguas: novos sentidos para a escola. Campinas: Pontes, 2017. 19-31.

TODD, S. On Not Knowing the Other, or Learning from Levinas. Philosophy of Education Journal, v. 3, p. 67-74. 2001.

TODD, S. Learning from the other: Levinas, psychoanalysis, and ethical possibilities in education. New York: State University of New York Press, 2003.

TODD, S. Going to the Heart of the Matter. Studies in Philosophy and Education, v. 30, p. 507–512. 2011.

TODD, S. Creating Transformative Spaces in Education: Facing Humanity, Facing Violence. Philosophical Inquiry in Education, v. 23, n, 1, p. 53-61. 2015.

TODD, S. Facing uncertainty in education: Beyond the harmonies of Eurovision education. European Educational Research Journal, v. 15, n. 6, 2016. p. 619-627.

TODD, S. Creating Aesthetic Encounters of the World, or Teaching in the Presence of Climate Sorrow. Journal of Philosophy of Education, [s.n.], p. 1-16. 2020.

Downloads

Publicado em

4 de novembro de 2024

Como Citar

EGIDO, A. PRINCÍPIOS E PRÁTICAS ÉTICAS EM CURSOS DE EDUCAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS NA MODALIDADE EAD. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 196–208, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14037898. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3031. Acesso em: 4 dez. 2024.

Seção

Fluxo contínuo