O JOGO DE TABULEIRO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA E DO ENSINO POR COMPETÊNCIA

Autores

Palavras-chave: Jogo de tabuleiro, Metodologias ativas, Ensino superior

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência de implementação do jogo de tabuleiro em dois componentes curriculares de sintaxe, no curso de Letras. Teoricamente fundamentados pela Teoria da Ação Dialógica (FREIRE, 1992, 1996) e pela proposta de ensino por competência (ALLAL, 2004), apresentamos as metodologias ativas (FILATRO; CAVALCANTI, 2018) e, em específico, o jogo de tabuleiro como uma alternativa de desenvolvimento das competências e habilidades cognitivas e socioemocionais no contexto de uma sequência de atividades. Norteados por uma filosofia de educação que se pretende libertadora, os resultados da experiência apontam para a possibilidade de sistematização dos objetos de aprendizagem do domínio cognitivo; a construção dialética “teoria-prática” e “professor-aluno” no contexto da sequência de atividades; o potencial exploratório das competências e habilidades cognitivas e socioemocionais; o favorecimento da autonomia do aluno.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLAL, L. Aquisição e avaliação das competências em situação escolar. In: DOLZ, J.; OLLAGNER, E. (orgs.). O enigma da competência em educação. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.79-96.

ANTUNES, C. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BACICH, L.; MORAN, J. (orgs.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BERGMANN, J.; SAMS, A. How the Flipped Classroom is radically transforming learning. The Daily Riff, 15 abr. 2012. Learning, Innovation & tech. Disponível em: http://www.thedailyriff.com/articles/how-the-flipped-classroom-is-radically-transforming-learning-536.php. Acesso em: 18 jul. 2018.

BLOOM, Benjamim S.; KRATHWOHL, David R.; MASIA, Bertram B. Taxonomia dos objetivos educacionais. v. 1 (Domínio Cognitivo). Porto Alegre: Globo, 1973.

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias inov-ativas: na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

KRATHWOHL, D. R. A revision of Bloom’s taxonomy: an overview. Theory in Practice, 2002, v. 41, n. 4, p. 212-218.

RODRIGUES, C. E, S. de. Habilidades socioemocionais: a OCDE e seu programa de governança educacional global. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT13-4316.pdf. Acesso em: 18 jul. 2018.

SANTOS, Santa Marli Pires dos (org.). O lúdico na formação de professores. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

SCHMITZ, E. X. da S. (2016). Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS)

Downloads

Publicado em

20 de maio de 2020

Como Citar

REGIS, L. D. L. . O JOGO DE TABULEIRO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA E DO ENSINO POR COMPETÊNCIA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 88–102, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2419. Acesso em: 22 jul. 2024.

Seção

Dossiê