TINHA UMA PANDEMIA NO MEIO DO CAMINHO

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA IMPLANTAÇÃO DA BNCC EM MEIO AO ENSINO REMOTO

Autores

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular, Ensino remoto, Currículo

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular é o documento norteador da educação básica no Brasil, pensado para o ensino regular presencial em escolas em horário integral. A etapa prevista para 2020 era a implantação em todo o país, porém a pandemia por COVID-19 levou à suspensão das aulas em todas as regiões no início desse ano letivo, suscitando inúmeros desafios. Este trabalho é um recorte de pesquisa mais ampla sobre essa temática, fundamenta-se em estudos sobre currículo correlacionados com investigações sobre representação social, entendidas a partir de uma concepção de Linguística Aplicada indisciplinar. O objetivo geral é analisar representações profissionais de professores sobre currículo, BNCC e ensino remoto. Os dados emergem de grupos focais on-line sobre a temática, num enquadre de pesquisa qualitativa. Os resultados indiciam uma representação de currículo como uma (re)elaboração local e situada desse documento, tendo em vista a manutenção de laços de pertencimentos entre professores e alunos.

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Publicado em

6 de abril de 2024

Como Citar

DE ARAÚJO, D. L. .; `PEREIRA, P. R. F. . TINHA UMA PANDEMIA NO MEIO DO CAMINHO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA IMPLANTAÇÃO DA BNCC EM MEIO AO ENSINO REMOTO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 12–28, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2310. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Dossiê