PRODUÇÃO, VALIDAÇÃO E DIFUSÃO

BIOGRAFIAS DE PERSONAGENS NEGROS PARA AS CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13604289
Palavras-chave: Livros informativos, Biografias para as crianças, Nelson Mandela

Resumo

O propósito deste trabalho é analisar a produção, validação e difusão de narrativas biográficas para as crianças com ênfase naquelas que têm como protagonismo o sujeito negro. Para tanto, o trabalho caracteriza os livros informativos para as crianças, apresenta uma contextualização do gênero biográfico na literatura infantil e propõe a investigação de uma obra biográfica que traz como protagonista o líder negro Nelson Mandela. Teóricos como Lajolo e Zilberman (2007), Linden (2011) e Stuar Hall (2016) são acionados para embasar as discussões. Além disso, trazemos à baila pesquisa contemporâneas sobre o tema. Nossas premissas são de que os livros biográficos escritos por autores que vivenciam a experiência negra fazem representações menos estereotipadas tanto do local quanto da atuação dos sujeitos. No entanto, as biografias ainda tendem a caracterizar o personagem como herói enfatizando seu caráter moralizante e educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 jan. 2003. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 15 ago. 2020.

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: Editora Horizonte, 2012.

GARRALÓN, Ana. Ler e saber:os livros informativos para crianças. Tradução de Thais Albieri e Márcia Leite. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2015.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução de Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro:Editora PUC-Rio, Apicuri, 2016.

HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil:sua história. Tradução de Maria da Penha Villalobos, Lólio Lourenço de Oliveira e Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: EDUSP, 2017.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: histórias e histórias. São Paulo: Editora Ática, 2007.

LINDOSO, Felipe. O Brasil pode ser um país de leitores? Política para cultura /política para o livro. São Paulo: Summus Editorial, 2004.

MANDELA, Zindzi; MANDELA, Zazi; MANDELA, Ziwelene. Vovô Mandela. Ilustração de Sean Qualls. Tradução de Dandara Palankof. São Paulo: V&R Editora, 2018.

OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva. Negrismo: percursos e configurações em romances brasileiros do século XX (1928 – 1984). Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.

PINHEIRO, Marta. O diálogo entre texto escrito, ilustração e projeto gráfico em livros de literatura infantil premiados. In: OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de; MOREIRA, Wagner. (Orgs). Edição e Crítica. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2018.

SILVA, Vívian S. Soares. Nelson Mandela: o personagem negro em narrativas biográficas para as crianças. 2020. 157f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

VR EDITORA. Belo Horizonte, 18 mar. 2020. Entrevista concedida à Vívian Stefanne Soares Silva.

Downloads

Publicado em

30 de abril de 2024

Como Citar

SILVA, V. S. S. PRODUÇÃO, VALIDAÇÃO E DIFUSÃO: BIOGRAFIAS DE PERSONAGENS NEGROS PARA AS CRIANÇAS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 155–168, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13604289. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2282. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Dossiê