INCÔMODO E FORMAÇÃO NA LITERATURA INFANTIL

UMA LEITURA DE CRIANÇAS, DE MARÍA JOSÉ FERRADA E MARÍA ELENA VALDEZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11276683
Palavras-chave: Leitura, Literatura, temas incômodos, tutela

Resumo

O artigo discute a presença de temas incômodos na literatura infantil, tomando como objeto o livro Crianças, escrito pela chilena María José Ferrada e ilustrado pela colombiana María Elena Valdez, publicado no Brasil em 2020. Para isso, discute conceitualmente a literatura infantil, destacando suas missões e perspectiva formativa e os movimentos de tutela em sua recepção. Problematiza a prévia definição de temas considerados adequados às crianças a partir das concepções de infância que podem ser apreendidas nas chancelas positivas ou negativas conferidas aos livros. Apresenta e analisa o livro Crianças, refletindo sobre sua realização e potência formativa junto aos pequenos leitores, concluindo que temas considerados incômodos são importantes e encontram ancoragem na literatura infantil, como na obra em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Ribeiro Farias, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela UFMG. É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Tem experiência profissional e acadêmica nos seguintes temas: biblioteca pública, políticas públicas na área de livro, leitura e bibliotecas, leitura, formação de leitores, literatura, livros para crianças e jovens. Realiza pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal do Oeste do Pará.

Referências

ABRAMOWICZ, Anete; MORUZZI, Andrea Braga. O plural da infância: aportes da sociologia. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

BÉRTOLO, Constantino. O banquete dos notáveis: sobre leitura e crítica. Trad. Carolina Tarrío. São Paulo: Livros da Matriz, 2014.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

NUÑEZ, Emília; CUNHA, Anna. Brincar de livro. São Paulo: Tibi, 2018.

SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.

SILVA-DÍAZ, Cecilia. La función de la imagen en el álbum. In: Unidad de Currículum y Evaluación / Centro de Recursos para el Aprendizaje. Ver para leer: acercándonos al libro álbum. Santiago de Chile: Ministerio de Educación, 2009.

Downloads

Publicado em

20 de dezembro de 2023

Como Citar

FARIAS, F. R.; ABRITTA, S. P. INCÔMODO E FORMAÇÃO NA LITERATURA INFANTIL: UMA LEITURA DE CRIANÇAS, DE MARÍA JOSÉ FERRADA E MARÍA ELENA VALDEZ . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 3, p. 117–130, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.11276683. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/1333. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Dossiê