ERRO, IMPERFEIÇÃO E ARTE: PROCESSOS CRIATIVOS EM ILUSTRAÇÃO DE MARILDA CASTANHA E ANNA CUNHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11266136
Palavras-chave: Ilustração, Livro ilustrado, Processo criativo, Ilustradoras

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa acadêmica cujo principal objetivo foi conhecer e apresentar o processo criativo em ilustração de duas ilustradoras mineiras reconhecidas e premiadas no meio literário: Marilda Castanha e Anna Cunha. A pesquisa, já concluída, adotou uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Para além da pesquisa bibliográfica que embasou a reflexão sobre a ilustração e o livro ilustrado, visitamos os ateliês e ambientes de trabalho de Marilda Castanha e Anna Cunha e gravamos entrevistas semiestruturadas com as ilustradoras a fim de conhecer suas concepções e processos de criação, em especial quando elas trabalham a partir de textos de outros escritores. Neste artigo, apresentamos brevemente as etapas do processo ilustrativo de ambas e confirmamos a extrema importância do papel desempenhado pelas ilustradoras nas obras de que participam, já que elas complementam e transformam os textos originais, indo além da interpretação ou mera tradução do texto verbal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professora titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG

Referências

D’ANDRÉA, Carlos F. B.; RIBEIRO, Ana Elisa. Retextualizar e reescrever, editar e revisar: Reflexões sobre a produção de textos e as redes de produção editorial. Veredas –Atemática, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 64-74, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25140 Acesso em: 26 set. 2023.

FARIAS, Fabíola Ribeiro; BRITTO, Luiz Percival Leme; SANTOS, Zair Henrique. O que faz de “Minsk” e “Luciana” livros para crianças: concepções de infância e leitura em projetos editoriais. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.38, n.78, p.115-129, 2020.

FARIAS, Fabíola Ribeiro; TOLENTINO, Jéssica Mariana Andrade. Experiências metaliterárias nos livros para crianças: exercícios de criação na leitura e na escrita. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 3, p. 238-254, set. 2021.

KRESS, Gunther. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.

LINDEN, Sophie Van Der. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorothée de Bruchard. São

Paulo: Cosac Naify, 2011.

MORAES, Odilon Alfredo Pires de Almeida. Quando a imagem escreve - Reflexões sobre o livro ilustrado. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas). Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2019.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavra e imagens. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 30 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

OLIVEIRA, Rui de. Pelos Jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

OLIVEIRA, Gabriela Araújo Ferraz. A prática do design de livros: compreendendo o objeto impresso como materialização probabilística. Tese (Doutorado em Design), Universidade Federal de Pernambuco, 2023.

PINHEIRO, Marta Passos. O diálogo entre texto escrito, ilustração e projeto gráfico em livros de literatura infantil premiados. In: OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de; MOREIRA, Wagner (Orgs.) Edição & crítica. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2018. Disponível em: https://www.letras.bh.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/193/2019/04/EDI%C3%87%C3%83O-CR%C3%8DTICA-PDF.pdf?fbclid=IwAR0wXCLVaMgVDNgp3GFX4KVwU4sRGJ7Wo23Ht_jy4jUe_sR3xarM1qPTXjM Acesso em: 26 set. 2023.

QUENTAL, Joana Maria Ferreira Pacheco. A ilustração enquanto processo e pensamento. Autoria e interpretação. Tese (Doutorado em Design). Portugal, Universidade de Aveiro, 2009.

RIBEIRO, Ana Elisa. De Tolstói a Toy Story: um caso de texto multimodal e seus estratos digitais. Texto Digital, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 7-21, jan./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/79867/47004 Acesso em: 25 set. 2023.

RIVERA MIR, Sebastián. Edición latinoamericana. Buenos Aires: CLACSO, 2021. Disponível em: https://biblioteca-repositorio.clacso.edu.ar/bitstream/CLACSO/15740/1/Edicion-latino.pdf Acesso em: 20 set. 2023.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 1998.

SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. 2 ed. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.

SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado – A arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.

Downloads

Publicado em

20 de dezembro de 2023

Como Citar

ORNELAS, B.; RIBEIRO, A. E. . ERRO, IMPERFEIÇÃO E ARTE: PROCESSOS CRIATIVOS EM ILUSTRAÇÃO DE MARILDA CASTANHA E ANNA CUNHA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 3, p. 25–36, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.11266136. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/1251. Acesso em: 3 dez. 2024.

Seção

Dossiê