ERRO, IMPERFEIÇÃO E ARTE: PROCESSOS CRIATIVOS EM ILUSTRAÇÃO DE MARILDA CASTANHA E ANNA CUNHA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11266136
Palabras clave: Ilustração, Livro ilustrado, Processo criativo, Ilustradoras

Resumen

O presente artigo resulta de uma pesquisa acadêmica cujo principal objetivo foi conhecer e apresentar o processo criativo em ilustração de duas ilustradoras mineiras reconhecidas e premiadas no meio literário: Marilda Castanha e Anna Cunha. A pesquisa, já concluída, adotou uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Para além da pesquisa bibliográfica que embasou a reflexão sobre a ilustração e o livro ilustrado, visitamos os ateliês e ambientes de trabalho de Marilda Castanha e Anna Cunha e gravamos entrevistas semiestruturadas com as ilustradoras a fim de conhecer suas concepções e processos de criação, em especial quando elas trabalham a partir de textos de outros escritores. Neste artigo, apresentamos brevemente as etapas do processo ilustrativo de ambas e confirmamos a extrema importância do papel desempenhado pelas ilustradoras nas obras de que participam, já que elas complementam e transformam os textos originais, indo além da interpretação ou mera tradução do texto verbal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professora titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG

Citas

D’ANDRÉA, Carlos F. B.; RIBEIRO, Ana Elisa. Retextualizar e reescrever, editar e revisar: Reflexões sobre a produção de textos e as redes de produção editorial. Veredas –Atemática, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 64-74, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25140 Acesso em: 26 set. 2023.

FARIAS, Fabíola Ribeiro; BRITTO, Luiz Percival Leme; SANTOS, Zair Henrique. O que faz de “Minsk” e “Luciana” livros para crianças: concepções de infância e leitura em projetos editoriais. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.38, n.78, p.115-129, 2020.

FARIAS, Fabíola Ribeiro; TOLENTINO, Jéssica Mariana Andrade. Experiências metaliterárias nos livros para crianças: exercícios de criação na leitura e na escrita. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 3, p. 238-254, set. 2021.

KRESS, Gunther. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.

LINDEN, Sophie Van Der. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorothée de Bruchard. São

Paulo: Cosac Naify, 2011.

MORAES, Odilon Alfredo Pires de Almeida. Quando a imagem escreve - Reflexões sobre o livro ilustrado. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas). Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2019.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavra e imagens. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 30 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

OLIVEIRA, Rui de. Pelos Jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

OLIVEIRA, Gabriela Araújo Ferraz. A prática do design de livros: compreendendo o objeto impresso como materialização probabilística. Tese (Doutorado em Design), Universidade Federal de Pernambuco, 2023.

PINHEIRO, Marta Passos. O diálogo entre texto escrito, ilustração e projeto gráfico em livros de literatura infantil premiados. In: OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de; MOREIRA, Wagner (Orgs.) Edição & crítica. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2018. Disponível em: https://www.letras.bh.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/193/2019/04/EDI%C3%87%C3%83O-CR%C3%8DTICA-PDF.pdf?fbclid=IwAR0wXCLVaMgVDNgp3GFX4KVwU4sRGJ7Wo23Ht_jy4jUe_sR3xarM1qPTXjM Acesso em: 26 set. 2023.

QUENTAL, Joana Maria Ferreira Pacheco. A ilustração enquanto processo e pensamento. Autoria e interpretação. Tese (Doutorado em Design). Portugal, Universidade de Aveiro, 2009.

RIBEIRO, Ana Elisa. De Tolstói a Toy Story: um caso de texto multimodal e seus estratos digitais. Texto Digital, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 7-21, jan./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/79867/47004 Acesso em: 25 set. 2023.

RIVERA MIR, Sebastián. Edición latinoamericana. Buenos Aires: CLACSO, 2021. Disponível em: https://biblioteca-repositorio.clacso.edu.ar/bitstream/CLACSO/15740/1/Edicion-latino.pdf Acesso em: 20 set. 2023.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 1998.

SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. 2 ed. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.

SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado – A arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.

Publicado

diciembre 20, 2023

Cómo citar

ORNELAS, B.; RIBEIRO, A. E. . ERRO, IMPERFEIÇÃO E ARTE: PROCESSOS CRIATIVOS EM ILUSTRAÇÃO DE MARILDA CASTANHA E ANNA CUNHA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 3, p. 25–36, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.11266136. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/1251. Acesso em: 4 dic. 2024.

Sección

Dossiê